Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Torres Vedras

Escola Básica de Freiria foi inaugurada após requalificação de 4 milhões de euros

Escola Básica de Freiria

A requalificação da Escola Básica de Freiria foi inaugurada no domingo, 22 de outubro, dia em que aquele estabelecimento de ensino comemorou o seu cinquentenário.

A cerimónia de inauguração, que contou com uma forte participação da comunidade, teve início com o descerramento da respetiva placa e a bênção do estabelecimento de ensino pelo pároco Nelson Pereira.

Seguiu-se um pequeno recital de flauta transversal com o professor Ricardo Meira e as intervenções do presidente da Junta de Freguesia de Freiria, Pedro Bernardes, do diretor do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, Fernando Santos, da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

Na sua intervenção, o presidente da Junta de Freguesia de Freiria manifestou a sua satisfação pela concretização desta obra, muito aguardada pela população, e destacou a importância da mesma para que a freguesia consiga “formar pessoas boas, pessoas com cultura e pessoas que gerem uma sociedade mais alegre, com capacidade para resolver problemas”.

O diretor do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo aproveitou a ocasião para homenagear todos os que contribuíram para a construção da Escola Básica de Freiria ao longo destes 50 anos.  Fernando Santos referiu, ainda, que “é com um enorme sentimento de privilégio e alegria que aqui estou e que no meu dia a dia tenho presente o desejo constante de contribuir para o bem-estar desta comunidade”.

“A valorização da educação, do conhecimento, da cultura e da ciência tem sido o foco do nosso trabalho”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, acrescentando que a requalificação da Escola Básica de Freiria se insere na missão de ter “escolas com projetos e edifícios que sejam dignos”. Laura Rodrigues referiu que a requalificação deste equipamento representou um investimento de 4 milhões de euros, dos quais 3 milhões foram financiados pelo Ministério da Educação, a que acresceu a requalificação do largo em frente à escola. “É um investimento para a comunidade e para o conhecimento”, rematou.

Na ocasião, a presidente avançou que o concurso para a nova escola de 1.º ciclo com jardim de infância, que está previsto construir na freguesia, deverá avançar no final de 2024.

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, na sua intervenção referiu que “o trabalho de requalificação do parque escolar a nível nacional deve-se essencialmente às câmaras municipais, que tem feito por todo o país um trabalho enorme”, destacando Torres Vedras como uma referência a esse nível.

As várias intervenções tiveram em comum uma palavra de apreço para a professora Maria do Carmo Ferreira, coordenadora da Escola Básica de Freiria.

A cerimónia terminou com um momento de poesia performativa proporcionado por um grupo de antigos alunos, no âmbito do projeto “Coro Leitor”, coordenado pelas professoras Cristina Antunes e Elisabete Silva. Seguiu-se o descerramento da placa comemorativa do aniversário daquele estabelecimento de ensino e um almoço-convívio aberto a toda a comunidade

O projeto de requalificação da Escola Básica de Freira consistiu na demolição dos pavilhões pré-fabricados e dos telheiros e na construção de três edifícios: o Edifício A, com entrada, átrio, biblioteca e salas de aula; o Edifício B, com salas de educação visual; e o Edifício C, com auditório e salas de música.

Fonte: ACM|CMTV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.