Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Alcobaça

Ciclo Fronteiras regressa ao Cistermúsica para derrubar muros e promover diálogos musicais

Quinteto Sextante

O ciclo Fronteiras está de regresso ao Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, recuperando, por um lado, o legado de várias compositoras femininas, e, por outro, renovando os diálogos musicais entre culturas. De 4 de novembro a 9 de dezembro sobem ao palco diversas propostas artísticas em diferentes espaços de Alcobaça.

É precisamente sob o signo do feminino e da música contemporânea que a programação se inicia: dia 4 de novembro, às 21h30, o Capdeville Ensemble apresenta-se no Cine-Teatro de Alcobaça — João d’Oliva Monteiro para prestar homenagem à compositora Constança Capdeville (1937–1992). Inspirado na obra e vida desta artista, o grupo estreia o programa Nocturno para Constança.

Uma semana depois, a 11 de novembro, às 21h30, na Sacristia Manuelina do Mosteiro de Alcobaça, Os Músicos do Tejo convidam o aclamado flautista indiano Shashank Subramanyam para um concerto imperdível. Intitulado Alankaar, este programa evita o euro-centrismo, cruzando a música barroca francesa e a música clássica indiana (carnática), e homenageando a sublime e complexa cultura musical indiana.

O Grupo de Música Contemporânea de Lisboa apresenta o programa Música no Feminino no dia 18 de novembro, às 19h00, também no Cine-Teatro de Alcobaça — João d’Oliva Monteiro. Aqui viajaremos pela composição no feminino em Portugal através de três gerações de compositoras: Constança Capdeville, Isabel Soveral, Ana Seara e Anne Victorino d’Almeida.

O ciclo Fronteiras estende-se nos fins de semana seguintes, até dia 9 de dezembro, promovendo outras propostas que incluem atuações do saxofonista Philippe Trovão, da Banda Sinfónica de Alcobaça e do Quinteto Sextante.

Os bilhetes para os concertos dos dias 4 e 18 podem ser adquiridos em www.bol.pt e no Cine-Teatro de Alcobaça — João d’Oliva Monteiro. Para o espetáculo de dia 11, os bilhetes poderão ser adquiridos em www.blueticket.pt e na Academia de Música de Alcobaça.

O Cistermúsica Fronteiras é organizado pela ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes, estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, em parceria estratégica do Município de Alcobaça e com a parceria institucional da Direção-Geral do Património Cultural/Mosteiro de Alcobaça.

Fonte: GC|AMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.