Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

UNESCO distingue Carnaval de Torres Vedras

Laura Rodrigues e Isabel Cordeiro

No dia 22 de outubro, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, esteve presente nas comemorações dos 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO.

A presidente da Câmara Municipal recebeu da secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, uma placa que distingue o Carnaval de Torres Vedras como uma das manifestações inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI).

Esta distinção ocorreu no terceiro momento da programação “PORTUGAL IMATERIAL: Convenção UNESCO 2003-2023”, que teve lugar no Museu do Traje. A placa comemorativa ficará exposta no Centro de Artes e Criatividade.

A aprovação do registo do Carnaval de Torres Vedras no INPCI, pela Direção-Geral do Património Cultural, foi dada a 25 de março de 2022. Na ficha de património imaterial pode ler-se “que a singularidade da festa consiste” no facto de serem dois homens a desempenhar os papéis de Rei e Rainha, na existência de uma “dinastia” dos títulos dos reis, na matrafona como fenómeno social e coletivo, no ritual de chegada dos Reis à Estação Ferroviária e na entrega das chaves da Cidade.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.