Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Da autoria de António Mário Lopes dos Santos

Livro «Os judeus em Torres Novas» vai ser apresentado na Biblioteca de Torres Novas

Cartaz

Será lançado no dia 4 de novembro, sábado, pelas 15h30, mais um livro editado pelo Município de Torres Novas. A obra, intitulada Os judeus em Torres Novas. A repressão inquisitorial no concelho de Torres Novas (séc. XVI-XVII), da autoria de António Mário Lopes dos Santos, será apresentada na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, e resulta de um trabalho de anos do seu autor e do interesse que sempre devotou a esta temática.

Aliás, este e outros estudos do mesmo autor anteriormente publicados, nomeadamente na revista Nova Augusta, permitem, como se diz na nota editorial «colocar a vila de Torres Novas no roteiro da história da presença judaica em Portugal, demonstrando inclusivamente a importância da comuna judaica torrejana no contexto nacional».

Para qualquer investigador que se interesse por este assunto, esta edição, que é o número 17 da coleção Estudos e Documentos, permite aceder a um conjunto de fontes fundamentais para a história da perseguição inquisitorial à comunidade judaica torrejana.

Fonte: AF|DTICMA|CMTN

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.