Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Territórios rurais são os mais afetados

Municípios da região de Leiria reclamam contra mau funcionamento dos CTT

Estação de Correios de Leiria

Na sequência de consulta junto dos municípios da região de Leiria, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) constatou o mau funcionamento generalizado dos CTT e o registo crescente de queixas por parte dos munícipes, alegando atrasos na entrega de correspondência, situação que se se agrava dia a dia, com consequências graves, por exemplo, ao nível do recebimento de pensões e da boa receção de faturas relativas a serviços essenciais como o fornecimento de energia, água ou comunicações.

Na tentativa de encontrar explicações e soluções, a CIMRL está a realizar diversas diligências junto da Administração dos CTT – Correios de Portugal e junto ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações sobre esta situação que tem acarretado prejuízos e transtornos para diversas organizações e população em geral.

Para a CIM da Região de Leiria, esta situação é mais visível nos territórios rurais, onde precisamente estes serviços de correspondência são essenciais, onde existe uma manifesta falta de recursos humanos por parte dos CTT, que, em vez de contratarem pessoas a título definitivo, contratam, por vezes, apenas por seis meses, havendo, assim, uma instabilidade permanente.

Em função dessas dificuldades, sabe-se que os CTT estarão a priorizar a entrega de encomendas, serviço mais rentável, em detrimento da distribuição postal. Face ao problema, e salientando que a distribuição postal é um serviço público indispensável para a população da região, em particular nos municípios e freguesias rurais, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, remeteu comunicações à ANACOM, que superintende os serviços postais, bem como aos CTT, no sentido de alertar para a situação, e pedindo que sejam tomadas medidas urgentes com vista à rápida resolução do problema.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria integra os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.