Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Santarém

Associação 25 de abril apoia Museu de Abril e dos Valores Humanos Universais

Reunião na Associação 25 de Abril

O Município de Santarém apresentou o projeto MAVU – Museu de Abril e dos Valores Universais à Associação 25 de Abril, numa reunião que decorreu na sua sede em Lisboa.

Esta apresentação contou com a presença de Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Nuno Domingos, vereador da CMS com o pelouro da Cultura, do general Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de Abril, do Coronel Correia Bernardo, capitão de Abril e de João Luis Madeira Lopes, presidente das Comemorações Populares 25 de Abril.

A reunião teve como objetivo dar a conhecer de forma detalhada o projeto e a sua relevância histórica e civil, num contexto particularmente crítico para as democracias e os valores humanos. O momento ficou também marcado pelo reencontro de dois intervenientes no processo revolucionário de abril de 1974, com inúmeras trocas de memórias partilhadas entre ambos.

Vasco Lourenço, em nome da Associação 25 de Abril, manifestou regozijo com o projeto do novo museu e assegurou todo o apoio da Associação à sua concretização, realçando o acrescido interesse da filosofia museológica que o envolve e a relevância dos objetivos desenhados para a sua constituição.

Este apoio assume um papel preponderante ao desenvolvimento do projeto, nomeadamente a sua viabilização quer física, quer financeira, constituindo-se como um importante atestado de qualidade e interesse do projeto, por parte dos representantes da história (Movimento das Forças Armadas) que mudou Portugal.

O MAVU é um projeto que se centra na necessidade de contribuir para a reflexão sobre os valores universais e os direitos humanos que em Portugal sustentaram as ideias liberais, o republicanismo e a implantação da República, bem como os que estão na base do 25 de Abril. Pretende também desenvolver um trabalho com a comunidade envolvente, centrada em torno das questões da participação, da liberdade e da cidadania e realçar o papel de Santarém e da Escola Prática de Cavalaria no contexto da defesa da democracia, dos valores universais e dos direitos Humanos, assim como criar uma nova centralidade na cidade de Santarém, potenciando um espaço museológico vivo e vivido, local de encontro e de exercício de cidadania.

O projeto visa ainda a promoção de uma rede de cooperação externa com museus congéneres, criando roteiros de complementaridade.

      Fonte: GRPC|CMS

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.