Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Ministro da Economia e ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Politécnico de Leiria apresenta resultados do premiado projeto Link Me Up com a presença de dois ministros

Elvira Fortunato

O Politécnico de Leiria vai realizar no dia 3 de novembro, sexta-feira, pelas 15 h, a Sessão de Apresentação dos Resultados Finais do Projeto Link Me Up – 1000 Ideias. O evento, que terá lugar no Auditório do edifício sede do Instituto Politécnico de Leiria, pretende evidenciar os resultados alcançados, após três anos de duração do projeto, que teve como objetivo promover o espírito empresarial através da capacitação de jovens estudantes e/ou empreendedores com vista ao incremento da qualidade do emprego e à criação de empresas inovadoras.

Carlos Rabadão, presidente do Instituto Politécnico de Leiria, e António Costa Silva, ministro da Economia e do Mar, tomarão a palavra na sessão de abertura. Segue-se a apresentação dos resultados pela professora Susana Rodrigues, coordenadora do projeto Link Me Up – 1000 Ideias, e de alguns testemunhos de estudantes, empresas e docentes – facilitadores do projeto. O programa prossegue com a comunicação intitulada Inovação Pedagógica no Ensino Superior, apresentada por Joaquim Mourato, diretor-geral do Ensino Superior. A sessão encerra com a comunicação de Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O projeto Link Me Up – 1000 ideias, Sistema de Apoio à cocriação de inovação, criatividade e empreendedorismo, juntou 13 institutos politécnicos portugueses (de Leiria, de Beja,  de Bragança, de Castelo Branco, do Cávado e do Ave, de Coimbra, de Guarda, de Portalegre, do Porto, de Santarém, de Tomar, de Viana do Castelo e de Viseu) e foi concebido para reforçar a cooperação destas instituições, enquanto agentes de promoção do empreendedorismo qualificado, de cocriação com o meio empresarial, envolvendo professores, estudantes e empresas/organizações, para a geração de ideias inovadoras e a criação de novas empresas.

O projeto propôs-se acompanhar a promoção de 1000 iniciativas relacionadas com a criação de ideias e planos de negócios através do concurso de ideias (400), e o processo de cocriação de inovação (600), a serem desenvolvidos com empresas/organizações locais, permitindo-lhes criar ou melhorar significativamente os produtos, processos e serviços, respondendo aos desafios da sociedade.

O Projeto Link Me Up – 1000 Ideias, coordenado pelo Instituto Politécnico de Leiria, venceu no dia 31 de outubro, o primeiro Lugar da Fase Nacional do EEPA 2023 – European Enterprise Promotion Awards, na Categoria “Promoção do Espírito de Empreendedorismo”. Este é um concurso lançado pela Comissão Europeia que decorreu nos 27 Estados membros da União Europeia, bem como nos 11 países associados do programa COSME – Programa para a Competitividade das Empresas e das PME.

PROGRAMA

14h45 – Receção dos Convidados

15h00 – Abertura da Sessão Carlos Rabadão – Presidente do Instituto Politécnico de Leiria António Costa Silva – Ministro da Economia e do Mar

15h20 – Apresentação dos Resultados do Projeto Link Me Up – 1000 ideias Susana Rodrigues – Coordenadora do Projeto

15h50 – Apresentação de Testemunhos

16h20 – Conferência: Inovação Pedagógica no Ensino Superior Joaquim Mourato – Diretor-Geral do Ensino Superior

16h40 – Encerramento da Sessão Elvira Fortunato – Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

17h00 – Porto de Honra

      Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.