Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Mostra “O Vil Metal” abre no dia 10 de novembro

Armazém das Artes inaugura exposição em parceria com a Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM)

O Armazém das Artes — Fundação Cultural, e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), em parceria com o Município de Alcobaça, apresentam “O Vil Metal”, exposição temporária dedicada ao fabrico e circulação da moeda nacional. De 10 de novembro de 2023 a 3 de março de 2024.

Dividida em temáticas, contemplando tanto a vertente histórica como a tecnológica, a exposição dá a conhecer contornos fundamentais que vão desde a criação, cunhagem e produção, até à circulação da moeda.

Em Portugal, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) é a única instituição autorizada a produzir moedas. É na Casa da Moeda que, através da «cunhagem», recorrendo a poderosas prensas capazes de exercer uma força que pode ir até às 300 toneladas por pancada, se transformam pequenos discos metálicos em moedas. Porém, só passam a ser dinheiro a partir do momento em que são colocadas em circulação pelo Banco de Portugal.

Inauguração da Exposição: 15h30

“Do outro lado da moeda…” —  Núcleo dedicado a José Aurélio

No decorrer desta exposição, está contemplado ainda um núcleo dedicado ao percurso do escultor José Aurélio.

O escultor e fundador do Armazém das Artes foi um dos mais requisitados e consagrados criadores de moedas comemorativas nacionais, e tem um dos mais assinaláveis percursos na medalhística. Neste núcleo vamos conhecer um pouco do que está por trás do processo criativo até ao resultado final.

      Projetos educativos “Mão na Massa”, no decorrer d’O Vil Metal

O Armazém das Artes irá dinamizar várias sessões de “Mão na Massa”, um projeto educativo dedicado à comunidade estudantil (dos 3 aos 18 anos), bem como para o público em geral, dentro da mesma faixa etária.

A partir de 11 de novembro, “O que têm em comum o Dinheiro e o Barro?”, “Vem desenhar a tua própria moeda!”, “Do outro lado da moeda…” e “História de Portugal contada por moedas” são algumas das oficinas disponíveis. Estas atividades serão desenvolvidas para o público familiar e também para a comunidade escolar, até março de 2024.

Em dezembro está planeada uma semana especialmente dedicada para os mais novos conhecerem o nosso dinheiro, bem como, a par desta calendarização, uma visita guiada especial, sob o mote: “Vem descobrir moedas e medalhas de José Aurélio — com o próprio”.

      Reativação do Armazém das Artes em 2023

O Armazém das Artes retomou, com o apoio da Câmara Municipal de Alcobaça, a programação cultural em março deste ano (2023), depois de um interregno de 11 anos. O plano de atividades de futuro é ambicioso e eclético, de forma a chegar a diversos públicos — infantil, jovem, e sénior.

A agenda cultural renova-se com regularidade. Só este ano, o espaço abriu com a exposição “Arte Negra”, seguindo-se o acervo de arte contemporânea “Artigo 4.º” e acolheu atividades relativas ao festival “Marionetas na Cidade”, bem como a agenda da edição do “Books and Movies”, iniciativa do município alcobacense, contando já com cerca de 3.000 visitantes desde a sua reabertura.

  Fonte: AA-FC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.