Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Luís Santiago Batista recebe Prémio Fernando Távora com trabalho em parceria

Professor da ESAD vence prémio de arquitetura com projeto sobre a arquitetura do bunker

Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha

Luís Santiago Baptista, docente da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), do Politécnico de Leiria, recebeu o Prémio Fernando Távora 2023. Esta distinção deve-se ao projeto Na Linha da Frente, que desenvolveu com a arquiteta Maria Rita Pais.

O júri da décima nona edição deste prémio não teve dúvidas e escolheu, por unanimidade, este trabalho como o melhor. Na Linha da Frente representa “a arquitetura do bunker nas linhas de defesa da Europa Central”.

O objetivo do Prémio Fernando Távora, destinado a todos os arquitetos inscritos na Ordem, é uma homenagem ao trabalho do arquiteto que nasceu há 100 anos e morreu em 2005 e pretende valorizar o papel da viagem e do contacto direto com outras culturas na formação do arquiteto enquanto profissional. Tudo porque, Fernando Távora tinha por hábito viajar pelo Mundo fora para estudar a arquitetura dos diferentes lugares ao longo dos tempos. Por isso, Luís Santiago Baptista e Maria Rita Pais recebem uma bolsa de viagem para investigação no valor de seis mil euros.

A dupla de arquitetos explica o que pretende com a sua investigação: “Na Linha da Frente propõe um percurso pela Europa central realizado de automóvel e a pé. A viagem propõe a revisitação, no desassossegado momento presente, das estruturas mais belas e problemáticas da Segunda Guerra Mundial. Os bunkers são fortificações militares defensivas, concebidas como pontos estratégicos de localização de material militar, proteção de pessoas e reserva de mantimentos. No entanto, são igualmente concebidos para possibilitar o ataque bélico. Por questões táticas, são habitualmente construções subterrâneas, ativando as tecnologias de construção mais resistentes e eficazes”.

O júri reconheceu que o trabalho dos arquitetos se destacou porque “se apropria e reformula o próprio conceito de viagem, através da forma como os candidatos pensaram a relação com o território e a especificidade na aproximação a cada um dos lugares”.

O resultado da investigação desta será apresentado em 2025.

     Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.