Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Autarquia vai apoiar até 50% do valor das rendas dos jovens abrangidos

Câmara de Pombal abre candidaturas para incentivar ao arrendamento jovem

Pombal

A Câmara Municipal de Pombal tem a decorrer, até ao dia 4 de dezembro, o período de candidaturas ao Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento Jovem – Vive Pombal, que visa a atribuição de um incentivo ao arrendamento, por jovens, ou casais jovens, de habitações para residência permanente, mediante a concessão de uma subvenção mensal pelo período de um ano, renovável por igual período, até ao máximo de três anos consecutivos

Os beneficiários são jovens com igual ou superior a 18 anos e igual ou inferior a 35 anos, e, no caso de se tratar de um casal, um dos elementos pode ter até 37 anos. Para o efeito, os jovens devem residir em imóvel arrendado ou pretender arrendar um imóvel para habitação própria permanente em todo o concelho de Pombal.

“O principal objetivo é criar mais oportunidades de fixação dos jovens no nosso território. Nós temos um conjunto de iniciativas que promovem a emancipação jovem e não há dúvidas nenhumas de que a componente habitação é considerada uma das principais iniciativas para podermos fixar jovens no nosso território”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão.

De acordo com o respetivo regulamento, a Câmara Municipal vai apoiar até 50% do valor das rendas dos jovens que se candidatem e cumpram os requisitos que o documento estabelece.

“Temos 150 mil euros já afetos no orçamento para a primeira fase do programa. Isto significa que o programa vai ter daqui a dois, três anos uma dotação superior a meio milhão de euros”, refere o autarca, perspetivando que o programa poderá, na sua fase inicial, beneficiar 50 jovens, “o que significa que quando o programa já estiver na sua fase mais madura”, a autarquia vai “estar a apoiar cerca de 150 jovens, o que é um dado muito significativo”.

As candidaturas poderão ser formalizadas através de formulário online disponível no Balcão Digital do Município de Pombal ( https://servicosonline.cm-pombal.pt/servicos/ ), onde constam todos os elementos necessários à verificação dos requisitos de acesso ao programa previstos no disposto do artigo 8.º do regulamento, disponível em https://www.cm-pombal.pt/2023/11/03/arrendamento-jovem-vive-pombal/

    Fonte: GC|CMP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.