Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

DORLei do PCP recorda apoio inicial dos autarcas socialistas

PCP acusa PS de se demarcar dos independentes na Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche a meio do mandato

Sede distrital do PCP na Marinha Grande

A Direção da Organização Regional de Leiria do PCP (DORLei), na sua reunião 4 de novembro, analisou as condições de vida dos trabalhadores e das populações no distrito e a situação política, económica e social. Avaliou ainda o desenvolvimento das tarefas do Partido e definiu as prioridades de intervenção para os próximos meses, designadamente a intensificação da luta de massas e o reforço partidário.

Marcas da situação económica, política e social no distrito

Para o PCP; “o traço mais marcante da situação dos trabalhadores e das populações no distrito de Leiria prossegue sendo a imposição da política de baixos salários e pensões do Governo do PS, no essencial em convergência com PSD, IL, Chega e CDS.”

Assim, “as opções apresentadas no quadro do OE para 2024 de desvalorização dos salários dos trabalhadores da Administração Pública, de condicionamentos no investimento público, de alargamento do favorecimento dos interesses dos grandes grupos económicos e de submissão ao déficit, a par dos reduzidos aumentos nas pensões e reformas, a concretizar-se, agravarão – ainda mais -, a situação de milhares homens e mulheres no distrito”, acrescenta

Por outro lado, refere o PCP, prossegue “o continuado ataque aos serviços públicos, designadamente ao SNS, com a falta de médicos e outros profissionais por todo o distrito e o agravamento das condições de acesso à habitação são outras dificuldades marcantes. Dificuldades que contrastam com a acumulação de lucros pelos grandes grupos económicos e financeiros e com o domínio que estes exercem sobre a vida nacional.”

No plano do desenvolvimento económico acumulam-se preocupações em sectores estratégicos: “a indústria dos moldes, com dezenas de empresas a enfrentar os problemas do acesso ao crédito, das taxas de juros e da pressão das multinacionais sobre os preços; a agricultura com a significativa quebra de produção na pera rocha; a produção de leite com a redução do preço ao produtor enquanto se mantêm os preços de venda ao consumidor final alargando as margens de lucro na indústria e nas cadeias de distribuição; o marisqueiro com a restrição, por razões ambientais, de atividade na lagoa de Óbidos.”

Sobre todas estas situações, o PCP garante que as PME e os pequenos agricultores e produtores têm contado com a sua intervenção e com a ausência de medidas por parte do Governo.

Segundo o PCP, “a continuada ofensiva sobre o acesso à saúde agrava-se, quer pelo acentuar de situações de falta de médicos e outros profissionais que impõe a redução de horários e serviços, como recentemente na Serra de El’Rei em Peniche, quer pelo protelar de investimentos fundamentais na rede de cuidados de saúde primários e no novo hospital do Oeste.”

Além disso, “o agora anunciado Concurso Público para Estudo de Financiamento do novo hospital/ULS do Oeste para além de denunciar os intentos de protelar no tempo a construção de uma infraestrutura necessária há mais de duas décadas, também põe a nu as pretensões de privatização, não só dos cuidados hospitalares, mas igualmente dos próprios cuidados de saúde primários”, refere o PCP.

A DORLei do PCP tem ainda “procurado esclarecer que as disputas territoriais entre municípios sobre a localização do novo hospital, ao contrário de servir os interesses das populações, têm contribuído para justificar a sua não construção, esconder as opções dos sucessivos governos de ataque ao SNS.”

No plano autárquico regista a continuada intervenção dos eleitos do PCP e da CDU no combate às políticas contrárias aos interesses das populações e na apresentação de propostas concretas que visam dar verdadeiras respostas aos problemas existentes. O PCP alerta que, “a meio do atual mandato autárquico são visíveis as movimentações do PS para se apresentar descomprometido com as chamadas candidaturas de independentes na Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche que até há bem pouco tempo apoiou.”

A intervenção e luta dos trabalhadores e das populações no distrito de Leiria

Os trabalhadores e as populações do distrito de Leiria recusam deixar em mãos alheias a defesa dos seus interesses e aspirações. No actual quadro ganham importante significado a acções

– da União dos Sindicatos de Leiria da CGTP-IN, a 16 de Setembro nas Caldas da Rainha em defesa do SNS e junto da reunião do Conselho de Ministro em Leiria, a 21 de Setembro, denunciando a propaganda e exigindo melhores salários e pensões;

– a iniciativa do movimento Porta a Porta na cidade de Leiria pelo direito à habitação a 30 de Setembro;

– a acção da União dos Resistentes Antifascistas Portugueses, a 5 de Outubro em Peniche, assinalando a conquista da constituição do Museu Nacional Resistência e Liberdade;

– a greve dos professores a 6 de Outubro, pela valorização das carreiras e recuperação do tempo de serviço;

– a ampla participação dos reformados e pensionistas do distrito na manifestação nacional do Murpi em Lisboa, a 27 de Outubro, pelo aumento das pensões e reformas;

– a significativa greve dos trabalhadores da Administração Pública, a 27 de Outubro, por aumentos salariais e pelas carreiras, com impacto nas escolas, hospitais, cuidados de saúde primários, autarquias e muitos serviços da administração central;
– a greve e concentração dos trabalhadores da ESIP em Peniche, a 3 de Novembro, pelos salários e a contratação colectiva.

A DORLei do PCP valoriza a luta desenvolvida e apela à intensificação da ação reivindicativa e a dinamização da iniciativa da CGTP-IN a decorrer por estes dias nas empresas e locais de trabalho com a realização de plenários, concentrações e greves por todo o pais.

A DORLei aponta como principal tarefa dos militantes comunistas a participação e mobilização para a Manifestação Nacional da CGTP-IN a realizar em Lisboa, no Sábado 11 de Novembro, pelo aumento dos salários e pensões e contra o aumento do custo de vida.

A DORLei do PCP, empenhada na ação pela paz, expressa a sua solidariedade com o povo palestiniano apela a mobilização de todos para a ação convocada pelo CPPC, MPPM e USDL/CGTP-IN para dia 8 de novembro às 18h na Praça Rodrigues Lobo em Leiria.

A insubstituível intervenção do PCP e o reforço da organização do Partido no distrito

A intervenção do PCP no distrito de Leiria é intensa e indesligável da sua ligação às massas, da justeza das suas propostas e projeto e da entrega e determinação dos seus quadros e organizações.

No quadro da atividade dos últimos meses sublinha-se o contributo da organização do PCP no distrito para o êxito da Festa do Avante! e a realização das jornadas dos deputados do PCP no Parlamento Europeu que decorreram por todo o distrito ao longo de três dias.

Destaque ainda para as iniciativas com a participação do secretário-geral do Partido, designadamente a sessão que assinalou os seis anos sobre o incêndio do Pinhal do Rei na Marinha Grande e afirmou as propostas do PCP para a sua recuperação e valorização e a visita a uma exploração leiteira no concelho de Alcobaça dando expressão aos problemas deste sector.

Valoriza-se a ação das organizações e dos militantes no contacto com os trabalhadores nas empresas e locais de trabalho, na iniciativa em torno dos problemas locais e no contributo para o reforço das organizações unitárias de massas.

No quadro da discussão do Orçamento do Estado para 2024 o PCP intervirá apresentando propostas que correspondam às necessidades de investimento estrutural para o desenvolvimento do distrito de Leiria.

No plano da intervenção futura a DORlei do PCP destaca:

  • A dinamização da ação nacional “É hora de aumentar salários e pensões” a realizar através do contacto com os trabalhadores e as populações visando recolher 100 mil assinaturas. A ação arrancará no distrito de Leiria a 14 de novembro com o contacto com trabalhadores à porta de empresas e a realização de bancas de recolha de assinaturas em diversos concelhos do distrito.
  • A intervenção nas empresas e locais de trabalho dinamizando a ação e a luta por melhores salários e condições de trabalho e contribuindo para reforçar as organizações unitárias de trabalhadores.
  • A dinamização da ação política das organizações locais do Partido sob o lema “Viver melhor na nossa terra” em que se enquadra a ação de contacto com a população da CDU no sábado dia 18 de Novembro na freguesia da Moita, na Marinha Grande.
  • A planificação e programação das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
  • A realização do Almoço Regional do PCP a 19 de novembro no Salão Social Pastoral de Pinheiros nos Marrazes, concelho de Leiria, com a participação de Jerónimo de Sousa do Comité Central do PCP.
  • A concretização da campanha regional de fundos e a recolha de quotização.
  • O recrutamento, enquadramento e responsabilização de novos militantes e o reforço da organização nomeadamente com a realização da Assembleia da Organização da Freguesia da Vieira de Leiria.

Para a DORLei do PCP; “é com confiança na força e determinação da sua organização, com confiança no povo e nos trabalhadores que se encara um futuro que exige a intervenção e convergência dos democratas na construção de uma política alternativa patriótica e de esquerda ao serviço do desenvolvimento do distrito e do país.”

     Fonte: DORLei|PCP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.