Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

No 26º aniversário nas atuais instalações

Biblioteca de Tomar proporciona fantásticas viagens no seu aniversário, dos marcadores aos poetas e pintores

A Biblioteca Municipal de Tomar está a comemorar este mês o 26º aniversário nas instalações atuais, e esta terça-feira, 7 de novembro, foi dia para mais uma inauguração, no caso a da exposição ”Tabuleiros de histórias numa coleção de marcadores”, uma fascinante viagem pelo mundo dos livros e arredores a partir da coleção de Guida Bruno.

Uma coleção iniciada ao catalogar livros no Museu do Teatro e que tem hoje cerca de 72 mil exemplares catalogados. Por isso mesmo, uma das preciosidades presentes nesta mostra é um marcador artesanal feito por Amélia Rey Colaço, uma das maiores atrizes de sempre em Portugal. Também há um de Raul Solnado. E um livrinho de infância de David Ferreira, filho de David Mourão-Ferreira.

A divulgação numa revista da especialidade permitiu-lhe começar a receber ofertas de todo o mundo, algumas delas que podem ser vistas em Tomar, muitas vezes em materiais completamente inesperados. Mas há também marcadores “espontâneos”, como bilhetes de elétrico, e outros que permitem um olhar sobre a época e o local em que foram feitos, nalguns casos bem curiosos.

A não perder, juntamente com a exposição “Em quarto crescente”, do coletivo 13 Luas, ambas patentes até 30 de novembro. Bem como no sábado, dia 11, pelas 15h30, o espetáculo “Nunca”, pela Companhia de Marionetas do Porto.

Entretanto, o dia do aniversário será quarta-feira da próxima semana, 15 de novembro, e ficará marcado pelo espetáculo de poesia “4×100”, de homenagem aos poetas centenários em 2023, protagonizada por Filipe Lopes, com sessões às 9h30 e às 14h30.

Após esta última, pelas 15h30, serão cantados os parabéns à Biblioteca e entregues prémios aos leitores e utilizadores mais assíduos.

    Fonte: GCI|CMT

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.