Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

No dia 11 de novembro

Dia do Município de Pombal vai ser marcado pela atribuição de condecorações a cidadãos e entidades

Paulo Mota Pinto

A Câmara Municipal de Pombal celebra o Dia do Município, no dia 11 de novembro, com a tradicional sessão solene de atribuição de condecorações municipais a cidadãos, instituições e empresas. O feriado municipal ficará marcado por outras atividades, que terão início com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, seguindo-se uma Eucaristia em honra de São Martinho, na Igreja de Nossa Senhora do Cardal.

Após o batismo de novos sócios do Grupo Motard Marquês de Pombal e do acolhimento a “polícias de Pombal em fim de missão”, realizar-se-á, pelas 11h00, no Teatro-Cine de Pombal, a Sessão Solene comemorativa do Dia do Município, com as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Mota Pinto, e do Presidente da Câmara Municipal, Pedro Pimpão.

Uma sessão que ficará marcada pelo reconhecimento a personalidades e entidades que têm contribuído para o desenvolvimento e afirmação do concelho nos diversos domínios de ação, e fazer de Pombal um município de excelência.

A Medalha de Honra (ouro) será atribuída ao cofundador do Grupo Iberomoldes, Joaquim Menezes, presidente do Conselho de Administração da Iber-Oleff, com 30 anos de atividade no Parque Industrial Manuel da Mota, sendo uma das maiores empregadoras privadas do concelho de Pombal, com cerca de 470 pessoas, e com um volume de negócios, em 2022, de 30,6 milhões de euros.

A empresa contabiliza uma taxa de exportação direta de 64%, sobretudo para Espanha, Alemanha, Áustria, Hungria e Itália.

Já os antigos presidentes da Assembleia Municipal, António Rocha Quaresma e José Grilo Gonçalves, receberão a Medalha de Mérito Municipal (ouro).

Com a Medalha de Mérito Municipal Empresarial (ouro) serão distinguidas as empresas, instaladas no concelho, “Cuétara”, “Sumol+Compal”, Gaspar & Costa e Óptica Lourenço.

Por sua vez, num momento em que celebra os seus 25 anos de existência, o Coro Municipal Marquês de Pombal será distinguido com a Medalha de Mérito Municipal Cultural (prata), enquanto o Clube de Cicloturismo de Pombal e a Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa de Cumieira e Circunvizinhas, receberão a Medalha de Mérito Municipal Associativo (prata).

A Câmara Municipal atribuirá, ainda, a Medalha Municipal de Valor Desportivo (prata), o atleta de ciclismo Gonçalo Santos.

As celebrações do Dia do Município prosseguirão, às 16h00, com a apresentação de um mural alusivo à descoberta de dinossauros no território. Um trabalho, em mosaico, de autoria de Jonnathan Zapata Bonilla (Gavi), que pretende homenagear o carismático pombalense João Faria.

A partir das 17h00, decorrerá no quartel-sede dos Bombeiros Voluntários de Pombal o tradicional magusto de São Martinho, aberto a toda a comunidade e abrilhantado pelo Grupo Rastolhice – Cante Alentejano.

O Dia do Município chegará ao fim, às 21h30, no Teatro-Cine de Pombal, com um concerto pelo Coro Municipal Marquês de Pombal, com a participação da Filarmónica Artística Pombalense.

As celebrações das festas de São Martinho prosseguirão no domingo, dia 12, com a Rota de São Martinho (BTT/cicloturismo), o Campeonato Nacional de BMX Freestyle 2023, o Dia da Família da Paróquia de Pombal, a presença do “camião SIC” no âmbito do programa “Domingão”, a realização da Feirinha de São Martinho (no Jardim do Cardal) e o concerto “Hera nos Museus” no âmbito da inauguração da exposição “Partilhas”, com trabalhos executados por colaboradores do município, no Celeiro do Marquês – Centro Cultural de Pombal.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.