Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Politécnico de Leiria coorganiza evento “Youth – Action – Culture: Rumo à Democracia Cultural” nos dias 13 e 14 de novembro

Caldas recebe conferência internacional com ministros da Cultura e da Educação sobre direitos culturais dos jovens

João Costa

A conferência internacional “Youth – Action – Culture: Rumo à Democracia Cultural” irá acontecer nos dias 13 e 14 de novembro de 2023, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha. Trata-se de um evento promovido pelo Plano Nacional das Artes e coorganizado, entre outros, pelo Instituto Politécnico de Leiria através da sua Cátedra UNESCO em Gestão das Artes e da Cultura, contando com o apoio da Universidade Europeia RUN-EU, da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR), da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), e o LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes do Politécnico de Leiria.

O objetivo da “Youth – Action – Culture, que se constitui como uma plataforma para escutar e capacitar os jovens, centra-se no desenho de políticas que promovam os seus direitos culturais na sociedade democrática e o papel da educação cultural e artística na formação da cidadania.

A conferência contará com a participação de Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura, e de João Costa, ministro da Educação,

Esta conferencia visa, por isso, mobilizar os setores da educação, da educação artística, da cultura e da juventude para articular visões plurais, colocando-as no centro das políticas públicas dos Estados e da cooperação internacional; incrementar a voz e a participação dos jovens na sociedade, comprometendo-os com os valores da democracia cultural e contribuir para o cumprimento integral dos direitos humanos, nos quais se inscrevem os direitos culturais.

Nesta conferência irão ser colocadas três grandes questões: Qual é o meu lugar na artes e na cultura?, O que podem as artes na educação para a democracia? e Ouvir os jovens: o que propõem e como o podemos fazer juntos?.

Nestes dois dias de trabalho pretendem-se reunir reflexões que permitam elaborar uma adenda à Carta do Porto Santo, para ser apresentada em novembro de 2024, naquela ilha da Madeira. Como documento político, a Carta do Porto Santo é um documento promovido pelo Plano Nacional das Artes, apresentado em 2021, durante a Conferência do Porto Santo. O objetivo deste encontro europeu foi refletir sobre a relação entre cultura e democracia e os paradigmas de relação entre as instituições culturais e os seus públicos.

As intervenções artísticas, o programa cultural e a cenografia do palco são da responsabilidade dos estudantes da ESAD.CR. A comunicação e a cobertura do evento nas redes sociais conta com a participação de uma equipa de estudantes de Comunicação e Media da ESECS do Politécnico de Leiria.

O Programa do evento encontra-se disponível em: https://portosantocharter.eu/conference-programme/

Mais informações: https://portosantocharter.eu/

      Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.