Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto

Carlos Fiolhais, Joana Lobo Antunes e Fábio Silva participam em Torres Novas em sessão no Dia Mundial da Ciência

Cartaz

No âmbito do Dia Mundial da Ciência e do Dia Nacional da Cultura Científica, que se assinalam a 24 de novembro, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto vai promover, no dia 25 de novembro, sábado, uma conversa entre três personalidades de relevo nacional ligadas à Ciência e à Cultura Científica.

A sessão, de entrada livre, terá início às 17h30 e vai contar com a participação de Carlos Fiolhais e Joana Lobo Antunes, com moderação a cargo de Fábio Silva.

Carlos Fiolhais é licenciado em Física pela Universidade de Coimbra (1978) e doutorado em Física Teórica pela Universidade Goethe, Frankfurt (1982). É professor catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra desde 2000, aposentado desde 2021. É autor de mais de 60 livros pedagógicos e de divulgação científica e de centenas artigos científicos, pedagógicos e de divulgação. Ganhou os Prémios: José Mariano Gago da SPA (2018), Ciência Viva-Montepio (2017), o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência da SIC (2005), a Ordem do Infante D. Henrique (2005), Inovação do Fórum III Milénio (2006) e Rómulo de Carvalho da Universidade de Évora (2006).

Joana Lobo Antunes é atualmente responsável pela comunicação do Instituto Superior Técnico e professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, no Mestrado em Comunicação de Ciência. É também uma das coordenadoras do programa de rádio “90 Segundos de Ciência” e do programa multimédia “110 histórias|110 objetos”. Foi responsável pelo Gabinete de Comunicação do Instituto de Tecnologia Química e Biológica ITQB NOVA, diretora do Centro Ciência Viva de Sintra e investigadora em Promoção e Administração de Ciência e Tecnologia na FCSH e ITQB NOVA.

Fábio Silva é comunicador de ciência e autor do projeto de divulgação científica “Universo Perpendicular”, onde comunica ciências do espaço nas redes sociais. Já foi orador sobre comunicação de ciência nas Jornadas da Comunicação de Ciência da Universidade do Minho, no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, na Feira de Ciências em Órbita, no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, entre outros eventos de ciência.

     Fonte: DTI|CMA|CMTN

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.