Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Resultado das 66 candidaturas à Bandeira Verde já é conhecido

Nazaré, Pombal e Leiria são os três concelhos do distrito de Leiria com o Galardão Bandeira Verde ECOXXI 2023

Cartaz

A Cerimónia de Divulgação dos Resultados ECOXXI 2023 decorreu no dia 7 de novembro, no Grande Auditório do Centro de Congressos do Taguspark em Oeiras, local onde foram conhecidos os resultados das 66 candidaturas à Bandeira Verde Município ECOXXI 2023.

Na edição 2023 do Programa ECOXXI 2023 inscreveram-se 68 municípios, tendo 66 submetido a sua candidatura.

Para se candidatar ao ECOXXI, o município fornece informação relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas no ano anterior, para ser avaliada por um grupo de peritos, que integram a Comissão Nacional, constituída por 34 instituições.

O resultado da candidatura resume-se num Índice global percentual de políticas de sustentabilidade segundo o referencial ECOXXI. A Bandeira Verde ECOXXI, é atribuída a todos cujo índice global seja igual ou superior a 50%.

O Município da Nazaré, integrado no grupo do índice global de >70% <80%, obteve a nota de 76,9%, melhorando a classificação relativamente a 2022 (76,5%), e mantendo o objetivo de melhoria constante.

“Nos 21 Indicadores avaliados pelo júri, o Município da Nazaré classificou-se no TOP+ no Indicador 4 – Cidadania, Governança e Participação, no Indicador 5 – Transparência, Digitalização e Conetividade, no Indicador 9 – Alterações Climáticas e no Indicador 14 Qualidade do Ar e Informação ao público”, explica o Gabinete de Ambiente da Câmara Municipal.

A nível nacional, só um município obteve >90%, tendo 8 municípios obtido >80% e <90%. Pelo distrito de Leiria, apenas 3 Municípios conseguiram o galardão: Nazaré, Pombal e Leiria.

Os indicadores de referência para aferição das práticas/políticas de sustentabilidade foram, nesta edição, 21: Promoção da Educação Ambiental /EDS por iniciativa do município; Programas Escolares da FEE; Sustentabilidade em Zonas Balneares; Participação, Cidadania e Governança; Transparência, Digitalização e Conectividade; Emprego; Cooperação com a Sociedade Civil em Matéria de Ambiente e de Promoção do Desenvolvimento Sustentável; Certificação de Gestão de Qualidade; Alterações Climáticas; Saúde e Bem-Estar; Ordenamento do Território: Espaços Públicos, Planeamento e Requalificação Urbana; Conservação da Natureza (Biodiversidade e Geodiversidade); Gestão e Conservação da Floresta; Qualidade do Ar e Informação ao Público; Qualidade do Ambiente Sonoro; Água Segura e Qualidade dos Serviços de Águas Prestados aos Utilizadores; Produção e Recolha Seletiva e Valorização de Resíduos Urbanos; Valorização do Papel da Energia na Gestão Municipal; Mobilidade Sustentável; Agricultura Sustentável e Desenvolvimento Rural; Turismo Sustentável.

    Fonte: SM/GCI|CMN

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.