Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Com nove instituições de ensino superior e mais de 200 participantes europeus

Leiria recebe universidade europeia RUN-EU nos dias 16 e 17 de novembro

Auditório do Campus 1 do Politécnico de Leiria

Além do seu âmbito regional e nacional, o Politécnico de Leiria não esquece a sua vocação internacional! Nos dias 16 e 17 de novembro, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) acolhe The Shape(s) of RUN-EU. Trata-se de uma conferência internacional que reúne as nove instituições de ensino superior pertencentes à Regional University Network – European University, conhecida como RUN-EU e que trará a Leiria mais de 200 participantes europeus.

Desde 2020, que o Instituto Politécnico de Leiria lidera a RUN-EU, que no futuro próximo se designará por RUN-EU 2.0. Esta universidade europeia visa a concretização de programas formativos que contemplem a promoção de competências futuras e avançadas para a transformação social nas regiões da União Europeia.

Os principais objetivos da RUN-EU 2.0 são a promoção da excelência e a inovação no ensino superior, a disponibilização de ferramentas avançadas de aprendizagem e inovação, a melhoria da competitividade nacional e internacional das regiões associadas, o esforço para garantir o progresso económico, social, cultural e ambiental sustentável e tornar-se num verdadeiro motor de desenvolvimento regional.

A conferência tem início no dia 16 de novembro, pelas 9h00, no Auditório 1 – Edifício B, da ESTG e a abertura da sessão conta com as intervenções de Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria, Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal de Leiria, e de Pedro Nuno Teixeira, secretário de Estado do Ensino Superior. Oradores nacionais e internacionais irão abordar temas relacionados com o impacto das universidades europeias no contexto internacional, nomeadamente no que concerne à cooperação inter-regional.

Ao longo dos dois dias, haverá lugar a diversas reuniões e uma assembleia geral, para discutir o passado e perspetivar o futuro da RUN-EU, através de diversos testemunhos apresentados por estudantes, professores e dirigentes das diversas instituições que integram esta universidade europeia, contando também com a participação de parceiros associados e de diversas individualidades representativas de organismos europeus e empresariais.

Além do Politécnico de Leiria e do Politécnico do Cávado e do Ave, de Portugal, a RUN-EU acolhe os parceiros de universidades de Espanha, da Bélgica, da Irlanda, da Finlândia, dos Países Baixos, da Áustria e da Hungria.

Mais informações sobre o evento e respetivo programa disponíveis em: https://run-eu.eu/2023/10/18/the-shapes-of-run-eu-international-conference/

     Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.