Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Candidatura permitiu captar 320 mil euros para o desenvolvimento deste projeto

Abrantes acolheu viagem inaugural do primeiro autocarro movido a hidrogénio do Médio Tejo

Apresentação do primeiro autocarro a hidrogénio do Médio Tejo

O primeiro autocarro a hidrogénio da região do Médio Tejo começou a circular em Abrantes esta segunda-feira, dia 13 de novembro. Um projeto piloto que pretende demonstrar e promover a utilização de veículos movidos a hidrogénio.

“Hoje é um dia realmente diferente porque ficará para a história”, começou por salientar Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes e da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

“Começamos hoje a fazer história na mobilidade da região do Médio Tejo”, continuou Manuel Jorge Valamatos durante a viagem inaugural do autocarro a hidrogénio a circular em Abrantes durante os próximos quatro meses, seguindo depois para o concelho de Tomar.

“A mobilidade é um aspeto muito importante para as comunidades e apostamos por isso na afirmação da nossa região. Ter autocarros e estruturas de transportes mais sustentáveis, é estarmos mais perto do futuro”, destacou ainda Manuel Jorge Valamatos.

O autocarro movido a hidrogénio, a circular nos próximos oito meses nos 11 concelhos do Médio Tejo, surge no âmbito do projeto europeu Hy2Market ao qual a MédioTejo21 – Agência Regional de Energia e Ambiente do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul viu aprovada candidatura.

João Gomes, presidente do Conselho de Administração da MédioTejo21, e vice-Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, recordou que “este trabalho teve início em 2021 com uma candidatura que permitiu captar 320 mil euros para o desenvolvimento deste projeto”, referindo que “temos aqui um grande desafio pela frente, para trabalhar em conjunto neste projeto piloto para a nossa região”.

Ainda durante a viagem que percorreu a cidade, salientou também que “durante estes quatro meses em Abrantes (até fevereiro de 2024), o autocarro a hidrogénio terá circuitos que irão passar por Mação, Sardoal, Abrantes, Constância, Entroncamento e Vila Nova da Barquinha. Depois passará ao circuito de Tomar onde irá passar por Ferreira do Zêzere, Ourém e Alcanena e Torres Novas”.

Depois dos oito meses de circulação do autocarro, “haverá um trabalho de execução dos resultados, quais os problemas que surgiram, quais as mais-valias e onde é que podemos melhorar para no futuro termos um projeto mais sustentável para a região”, adiantou João Gomes.

O veículo em demonstração na região do Médio Tejo é do modelo H2 CAETANOBUS Toyota FC Stack Geração 2 e irá circular ao serviço do transporte público rodoviário. Este autocarro, com 62 lugares, irá assegurar o transporte de passageiros em circuitos urbanos já existentes nos 11 concelhos do Médio Tejo, percorrendo, em média, cerca de 200 km diários.

O autocarro tem um consumo estimado de 6 kg de hidrogénio por 100 km percorridos. As baterias, os tanques de hidrogénio e a pilha de combustível estão colocados no tejadilho, otimizando o espaço interior, tornando-o mais amplo.

Este projeto terá duas bases operacionais: uma primeira em Abrantes, nos primeiros quatro meses, e os restantes quatro meses em Tomar, sendo que a partir das duas se fará a ligação aos restantes concelhos. O Estaleiro Municipal é a base do projeto em Abrantes, de novembro de 2023 a fevereiro de 2024, onde está instalada a estação de hidrogénio portátil, instalada pela empresa PRF – Gás Solutions, que abastece o autocarro.

    Fonte: MS|DC|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.