Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Nazaré

Contrato de financiamento de 10 milhões de euros para Funicular da Pederneira já foi assinado

Futuro Funicular da Pederneira

A estrutura de missão “Recuperar Portugal” e o Município da Nazaré assinaram, no dia 14 de novembro, o contrato de financiamento para o “Funicular da Nazaré”, que irá ligar a Praia à Pederneira.

O contrato de concessão do apoio financeiro, enquadrado na Componente C21 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), disponibiliza o montante global de dez milhões de euros para um investimento que teve início a 1 de fevereiro de 2022 e que terá a sua conclusão até ao final de março de 2026.

Este investimento visa proporcionar transportes públicos sustentáveis na Nazaré, numa extensão aproximada de 200 metros, entre a Praia e a zona da Pederneira, que passarão a integrar uma rede de transportes acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida e às bicicletas, e a reduzir a utilização do carro particular em pequenas deslocações.

“O contrato de financiamento irá concretizar mais uma obra estruturante para o concelho, quase ao nível do Porto da Nazaré, e que acontece ainda no mandato de gestão socialista da Autarquia, juntando-se a outras igualmente dinamizadoras da economia e desenvolvimento do território, entre as quais saliento a ALE de Valado dos Frades, projeto com 35 anos; o novo Centro de Saúde, reclamado tanto pela população como pelos partidos políticos ao longo de quatro décadas e o Centro Escolar de Famalicão, o único que não tinha sido concretizado em mandatos anteriores à nossa chegada à Câmara [2013], para completar a oferta na rede pública do ensino básico do 1º ciclo, e fechar a Carta Educativa do concelho”.

Estão previstos vários novos investimentos em transportes sem emissões em todo o país, incluindo a construção de um funicular na Nazaré. O objetivo do capítulo REPowerEU, em que este se insere, é apoiar as ambições de Portugal em termos de independência energética e transição ecológica, no contexto das novas situações geopolíticas e do mercado da energia.

A componente contribui para dar resposta às recomendações específicas dirigidas a Portugal no sentido de reduzir a sua dependência dos combustíveis fósseis (recomendação específica n.º 4 de 2022 e 2023) e de focalizar o investimento na transição energética e para uma economia hipocarbónica (recomendação específica n.º 3 de 2019) e na produção e utilização eficientes e não poluentes da energia (recomendação específica n.º 3 de 2020).

Trata-se de um investimento na implementação de serviços de transporte público que promovam a mobilidade de zero emissões, dando assim um forte contributo para a mitigação das alterações climáticas.

“A sua execução tem um elevado potencial de reduzir o número de automóveis em circulação, reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa associados, ao mesmo tempo que contribui, substancialmente, para o objetivo mitigação das alterações climáticas”, reforçando a rede de transporte público na vila, criando condições de mobilidade mais resilientes e menos vulneráveis, designadamente quanto a fenómenos meteorológicos extremos e a disrupções Informações adicionais: nas cadeias de abastecimento em resultado dos efeitos das alterações climáticas”, refere-se na candidatura que a Câmara submeteu ao financiamento comunitário.

De acordo com a memória descritiva, está prevista a construção de um edifício de quatro pisos, com aberturas em vidro que permitirão, ao utilizador, apreciar a paisagem, e a aposta num jogo de luzes que remeterão para a imagem de um farol, à noite.

Do edifício, que ligará o futuro terminal rodoviário à Pederneira, sairá o mecanismo por cabo, com capacidade para 40 passageiros em cada viagem, prevendo-se que possa transportar até 300 pessoas por hora, em cada sentido.

A assinatura do contrato seguiu-se à aprovação, por unanimidade, da minuta do protocolo do contrato de financiamento, em reunião de câmara extraordinária, realizada na terça-feira, durante a manhã.

Fonte: SM|GCI|CMN

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.