Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

PJ deteve homem pelo crime de burla qualificada

Burla “Olá Pai/Olá Mãe” supera as 200 denúncias em Leiria com valores superiores a 100 mil euros

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no seguimento de uma denúncia, iniciou investigação, titulada pelo Ministério Público de Leiria, tendo por base o fenómeno conhecido por “Olá, Mãe / Olá, Pai”, burla em crescendo, com vítimas por todo o território nacional e, também, muito disseminado noutros países europeus.

As vítimas, muitas delas pessoas de idade avançada, acreditando que estavam a falar com os filhos e que estes se encontram em dificuldades financeiras e/ou a necessitar de concretizar pagamentos urgentes, dispunham-se, de imediato, a efetuar uma transferência/pagamento cujos valores variavam, mas que, nalguns casos, ascenderam a milhares de euros.

Na área deste DIC, este tipo de burla supera as 200 denúncias, com valores que, no total, ultrapassam os 100 mil euros.

Em termos investigatórios foram estabelecidas coincidências entre inquéritos e notou-se um uso, bastante acentuado, de números de telemóveis, irrepetíveis, de operadoras nacionais, para a prática deste tipo de ilícito, o que despoletou alertas e obrigou ao recurso a meios especiais de obtenção de prova.

Existiam, à data, muitas dúvidas sobre a forma de atuação e como conseguiam efetuar tantos pedidos de dinheiro, via plataforma WhatsApp, para depois alcançarem os seus intentos, um enriquecimento indevido e ilícito.

Não obstante, após várias diligências e com autorização judicial, foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária e detido, em flagrante delito, um cidadão estrangeiro, pela prática do crime de burla qualificada.

Foram apreendidos sete modem’s que acoplavam 32 cartões SIM por aparelho, significando que operavam 224 cartões em simultâneo.

Esta operabilidade permitia a remessa / receção de mensagens, originando que num dia pudessem ser enviados milhares de mensagens, com os argumentos conhecidos, por “olá pai, olá mãe”.

O suspeito interagia com terceiros, em rede, podendo efetuar esquemas do género no território nacional, bem como noutros países.

A investigação identificou o uso massivo de cartões, concretizável no facto de terem sido apreendidos milhares de cartões, mais de sete mil cartões por utilizar e mais de mil e quinhentos já utilizados em práticas delituosas.

No final, tornou-se percetível o modus operandi, face aos elementos de prova recolhidos, frustrando-se, com a presente investigação e operação policial, a consumação, em território nacional e além-fronteiras, de milhares de burlas informáticas.

O detido, de 41 anos, será presente às competentes Autoridades Judiciárias para primeiro interrogatório judicial e aplicação das adequadas medidas de coação.

Fonte: GIC|PJ

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.