Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Estudos preveem estação conjunta

Leiria-Gare ou uma nova estação na Barosa são alternativas para Alta Velocidade e linha do Oeste

Comboio de Alta Velocidade

A requalificação da atual estação ferroviária da linha do Oeste em Leiria-Gare ou a construção de uma nova estação na Barosa são as duas alternativas para a localização da Estação da Linha da Alta Velocidade no concelho de Leiria.

As alternativas foram apresentadas esta segunda-feira, dia 20 de novembro, pela Infraestruturas de Portugal, numa reunião que juntou o executivo da Câmara Municipal, representantes de alguns partidos com assento na Assembleia Municipal, representantes e presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia, e presidentes da Acilis, Nerlei e Politécnico de Leiria.

Esta reunião teve como objetivo dar nota do trabalho que está a ser desenvolvido no âmbito da definição do traçado da linha de Alta velocidade entre Soure e o Carregado, que contempla apenas uma paragem, precisamente em Leiria.

No encontro, foram debatidos os prós e contras de cada uma das opções, que terão ainda de ser submetidas a estudo de impacto ambiental, com respetivo período de consulta pública, sendo que em ambos os casos estamos perante estações conjuntas para a Alta Velocidade e a Linha do Oeste.

No caso da atual Estação, um dos aspetos positivos será o contributo para a requalificação daquela área e a proximidade à cidade, no entanto esta solução tem um forte efeito sobre o edificado existente, além de representar um aumento no tempo das viagens e de ter condicionantes ambientais.

No caso da Barosa, trata-se de uma solução que terá um maior impacto para a região, mas implica o desenvolvimento de soluções que garantam uma conectividade eficaz à cidade, não apenas no que diz respeito à Alta Velocidade mas também à Linha do Oeste, que passaria a utilizar a mesma Estação.

Este encontro foi promovido pelo Município, no âmbito da estratégia de envolvimento dos representantes das forças vivas no debate dos dossiês com maior impacto para o concelho, tendo sido recolhidos diversos contributos que serão tidos em conta no trabalho em desenvolvimento.

No encontro, o presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, destacou a importância deste processo participativo, tendo em conta o impacto da Alta Velocidade no futuro da região.

Na sessão, o vice-presidente da IP, Carlos Fernandes, referiu que, em paralelo com a Alta Velocidade, será efetuada a modernização da Linha do Oeste, entre as Caldas da Rainha e o Louriçal, com um investimento previsto de 300 milhões de Euros.

Com a concretização da Alta Velocidade Lisboa-Porto, a cidade de Leiria vai ficar a apenas 40 minutos de Lisboa e 50 do Porto, registando-se uma redução de duas horas e trinta minutos na deslocação para Lisboa e duas horas e sete minutos para o Porto, de comboio.

A nova linha de alta velocidade vai garantir a ligação entre Lisboa e o Porto em apenas uma hora e 15 minutos (no serviço direto), oferecendo 60 serviços diários, estimando-se que o número de passageiros, conjugado com a Linha do Norte, se cifre em 16 milhões.

    Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.