Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Concurso público inclui quatro empreitadas

Câmara de Pombal lança obras a concurso de requalificação urbanística e rede viária no valor de 1,5 milhões de euros

Pedro Pimpão

A Câmara Municipal de Pombal vai lançar a concurso público quatro empreitadas num valor global a rondar os 1,5 milhões de euros, na área da requalificação urbanística e rede viária. Os respetivos procedimentos concursais foram aprovados, por unanimidade, na última reunião camarária.

O maior investimento, com um preço base de 540 mil euros, refere-se à requalificação da Rua dos Muros, em Abiul, em particular na ligação entre o parque desportivo e a zona industrial e os principais equipamentos da freguesia, designadamente Junta de Freguesia, Centro de Saúde, Centro Escolar e Praça de Touros.

O projeto permitirá o acesso pedonal ao centro cívico de Abiul, bem como a incorporação de uma bolsa de estacionamento de apoio, sobretudo ao parque desportivo e zona industrial.

O projeto prevê ainda o redimensionamento da via, criação de rede de drenagem pluvial, reformulação da rede de distribuição de água, prolongamento da rede de drenagem de águas residuais domésticas e infraestruturas elétricas de iluminação pública.

Outra empreitada, com o valor base de 346.397,73 euros, pretende requalificar a rede viária, também na freguesia de Abiul. O projeto visa a beneficiação do CM 1064, entre os lugares de Amieira, Vale da Figueira e Lagoa de Santa Catarina.

A empreitada prevê a requalificação de outras vias nas imediações, intervindo em cerca de 5,968 metros de arruamentos com aplicação de cerca de 28.000 m2 de pavimento betuminoso.

Trata-se de uma zona que apresenta atualmente uma degradação acentuada e algumas deformações, reclamando, assim, uma intervenção na sua requalificação e implementação de sinalização de segurança.

Por sua vez, na freguesia de Carnide, serão beneficiados diversos arruamentos, através de uma outra empreitada com valor base de 406.706,01 euros. O projeto, que contempla uma extensão de 6.147 metros, prevê a requalificação da Rua dos Picotos e Rua da Areia Gorda, bem como de alguns pequenos arruamentos nas imediações.

A intervenção prevê alargamentos e a melhoria das condições nos pavimentos e de segurança rodoviária com soluções pontuais, nomeadamente através da implementação de sinalização vertical e horizontal.

O quarto procedimento concursal aprovado pelo Executivo Municipal apresenta um valor base de 183.764,40 euros e refere-se à requalificação urbanística de uma zona junto ao Jardim das Oliveiras da Urbanização Nossa Senhora de Belém, na freguesia de Pombal.

A intervenção prevê, essencialmente, a construção de uma zona de estacionamento e de passeios pedonais, sistema de drenagem pluvial, colocação de sinalização vertical e horizontal, criação de zona relvada e a melhoria da iluminação pública.

O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, enaltece o “esforço financeiro significativo” do município para a concretização das referidas intervenções que, na sua opinião, “vai melhorar em muito os respetivos territórios e populações”.

   Fonte: OC|GC|CMP

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.