Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Obras são da autoria de Estela Alexandre e Hristo Goleminove

Concurso Internacional de Composição Musical de Leiria já tem duas obras finalistas

Estela Alexandre

“Senhora do Monte”, de Estela Alexandre, e “Fibers”, de Hristo Goleminove, foram as obras, na categoria de Jazz, que foram selecionadas como finalistas no Concurso Internacional de Composição Musical de Leiria.

Promovido pelo Município de Leiria, através da Leiria Cidade Criativa da Música- Unesco, com o objetivo de incentivar e divulgar a criação musical contemporânea e o diálogo entre músicos leirienses e compositores emergentes, este concurso premeia os dois primeiros lugares com valores monetários de 2.000 e 1.000 euros respetivamente.

Dividido nas categorias de Jazz e de Música Erudita, o concurso contou apenas com candidaturas na área do Jazz.

“Premiarmos a composição musical e a criatividade artística é potenciarmos a promoção e a valorização da cidade e dos seus atores culturais”, referiu a vereadora da Cultura, Anabela Graça, aquando da apresentação deste concurso.

Daniel Bernardes, diretor criativo da Leiria Cidade Criativa da Música- Unesco, referiu que este concurso pretende estabelecer uma ponte entre os intérpretes leirienses e os novos compositores do panorama nacional e internacional, sendo que, enquanto Cidade Criativa da Música, Leiria quer afirma-se como um polo de criação contemporânea, estimulando os músicos locais a tocar música escrita para eles em estreia absoluta.

Estela Alexandre, leiriense, 24 anos, é pianista e compositora. Iniciou o seu percurso musical na Filarmónica de Chãs com aulas de música e pouco tempo depois no Orfeão de Leiria. Passou pelo Conservatório de Música de Coimbra, onde frequentou o Curso Profissional de Instrumentista de Jazz e mais tarde ingressou na Licenciatura em Música Variante Piano Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa. Tem explorado o universo da composição onde tem oportunidade de fazer não só arranjos de temas já existentes, mas também criar originais.

Neste projeto a solo, partilha com os ouvintes repertório português, essencialmente, e ainda alguns dos seus arranjos e composições.

Hristo Goleminov (1997) é saxofonista, compositor e multi-instrumentista radicado em Amsterdam (NL). Os seus interesses incluem improvisação livre, pesquisa de composição nos séculos XVII/XVIII, escrita contrapontística densa, improvisação/composição sobre poesia e muito mais.

Atualmente trabalha em conjunto com a BIMHUIS Productions (Amsterdão) como Nieuwe-Maker, pesquisando música barroca, improvisação e composição. O seu novo octeto estreou em junho de 2022 no BIMHUIS e um álbum está em preparação.

Partilha ainda um duo com Vera Morais (voz) focado em explorar os limites entre a poesia e a improvisação. O álbum ‘Consider the Plums’ foi lançado em setembro de 2022 pela editora portuguesa Carimbo Porta-Jazz.

Estudou saxofone clássico na EPME (Espinho, Portugal) e posteriormente na ESMAE (Porto, Portugal) com Henk van Twillert e Gilberto Bernardes, onde obteve licenciatura e mestrado. Estudou jazz com Manuel Marques na adolescência, e mais tarde no Conservatorium van Amsterdam (NL) com Jasper Blom e Ben van Gelder, obtendo também licenciatura e mestrado.

Toda a informação em Concurso Internacional de Composição Musical de Leiria – Jazz e Música Erudita – CM Leiria (cm-leiria.pt)

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.