Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Workshop teve como um dos objetivos a apresentação do Projeto Biorural

Circularidade na Bioeconomia debatida em Alcobaça com a presença do secretário de Estado da Agricultura

Sessão teve lugar no auditório da Cooperativa Agrícola de Alcobaça

Esta quarta-feira, dia 22 de novembro o auditório da Cooperativa Agrícola de Alcobaça acolheu o workshop “Inovação para a Circularidade na Bioeconomia”, no qual foram apresentadas e debatidas algumas soluções de implementação do conceito de “economia circular” na agricultura.

A iniciativa contou com apoio do Município de Alcobaça que se fez representar pelo vice-presidente da Câmara, Paulo Mateus, na sessão de encerramento que também contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues.

O workshop teve como principais objetivos a apresentação do Projeto Biorural e seus resultados preliminares, fomentar o debate em relação a sustentabilidade das zonas rurais portuguesas e reunir atores de diversas áreas da organização social para trabalharem em conjunto e proporem alternativas mais circulares aos modelos de produção atual

Na sua intervenção, Paulo Mateus destacou o “trabalho que o Município de Alcobaça tem vindo a desenvolver um trabalho de estreita proximidade com os nossos agricultores, procurando sensibilizá-los para um uso mais eficiente da água no seu trabalho, bem como estudando novos projetos que permitam a reutilização de águas residuais para a agricultura. Estamos também a trabalhar na promoção da reutilização de efluentes suinícolas como fertilizante agrícola. Estas são áreas de grande importância que permitem repensar todo sistema produtivo tornando-o mais eficiente e amigo do ambiente.”

Gonçalo Rodrigues sublinhou a “importância de se realizarem iniciativas como esta para que as soluções nesta área sejam bem discutidas e depois devidamente reportadas ao Governo. As decisões nestas matérias carecem sempre do apoio dos especialistas para que sejam tomadas em benefício quer da economia quer do ambiente. O cruzamento destas duas dimensões é um dos maiores desafios da nossa geração.”

O workshop “Inovação para a Circularidade na Bioeconomia” realizou-se será no âmbito das atividades do Projeto Europeu Biorural (AQUI) pela Universidade de Coimbra (UC) e Centro da Biomassa para Energia (CBE) em colaboração com o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícula Nacional (COTHN).

     Fonte: GAP|CMA

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.