Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Projeto vai continuar em 2023/2024

Primeiro ano do Projeto Piloto “Se não vestes Valoriza!” teve recolha e valorização de 6 toneladas de têxteis em Leiria

Sessão do projeto piloto “Se não vestes Valoriza!”

O projeto piloto “Se não vestes Valoriza!” permitiu recolha e valorização de 6 toneladas de têxteis em Leiria, revelou o vereador Luís Lopes esta quarta-feira, numa sessão de apresentação dos resultados desta iniciativa.

Além da recolha, foram realizadas diversas sessões de informação/formação sobre sustentabilidade e economia circular em cada ponto/local de recolha, tendo sido implementado o sistema de recolha de resíduos têxteis e efetuada a sua valorização.

Às escolas participantes no Projeto Piloto no ano letivo 2022/2023, foram entregues produtos resultantes da reciclagem efetuada.

Na sessão, em que participaram ainda representante da empresa ToBeGreen, António Dinis, além de professores dos estabelecimentos de ensino do concelho envolvidos neste projeto, o vereador Luís Lopes realçou a importância de potenciar outros pontos de recolha, nomeadamente, ao nível do comércio, defendendo que a educação ambiental e a reutilização e valorização dos resíduos têxteis deve passar a ser, cada vez mais, uma rotina e não uma exceção.

Trinta e cinco cabides, 73 suportes de telemóvel, 28 Kits de cultivo de microvegetais, dois sacos Tote Bag, seis mantas e oito mochilas foram os produtos de economia circular entregues às escolas participantes no Projeto Piloto – Escola Básica 1 Regueira de Pontes; Escola Básica  e Secundária Henrique Sommer; Escola Básica 2,3 Marrazes; Escola Básica 2,3 Dr. Correia Alexandre; Centro de Bem-Estar Infantil de Monte Real; Jardim do Fraldinhas e Casa da Árvore; Colégio Senhor dos Milagres; Colégio Dr. Luís Pereira da Costa;  Colégio Conciliar de Maria Imaculada (CCMI); Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV); Escola Básica de Branca, Escola Básica nº1 de Marrazes, Centro Escolar de Monte Redondo e ESECS – IPL.

Algumas peças de vestuário em segunda mão, por se encontrarem em bom estado, ficam disponíveis na “plataforma /montra” de peças entregues pelo Município de Leiria, em https://www.to-be-green.pt/app/shared.

Neste primeiro ano de implementação foram implementados 19 pontos de recolha em estabelecimentos de ensino, cinco na Câmara Municipal de Leiria e 1 ponto de recolha nos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento.

Relativamente aos resíduos têxteis, destaque-se que 88% dos mesmos foram recolhidos nos estabelecimentos de ensino participantes, 9% na Câmara Municipal de Leiria, e 3% nos SMAS Leiria.

Face aos resultados positivos e ao envolvimento da comunidade escolar, o Município de Leiria, que foi o primeiro município do distrito a participar neste projeto, irá dar continuidade do projeto em 2023/2024.

Em 2023/2024, além dos estabelecimentos de ensino que participaram este ano no “Se Não vestes, Valoriza!”, estão já confirmadas a ESECS – IPL, o Centro Escolar de Monte Redondo e, a AMITEI – Associação de Solidariedade Social de Marrazes.

Tal como no ano piloto, todos os participantes estão inscritos numa plataforma de recolha do Município de Leiria e, após sessões de sensibilização em cada estabelecimento, serão colocados contentores específicos para recolha de peças de vestuário/têxtil por toda a comunidade escolar, que posteriormente serão processadas pela entidade ToBeGreen.

O produto final resultante deste processo servirá de matéria-prima para novos produtos, numa lógica de economia circular. Será atribuída pontuação por cada peça que seja recolhida no estabelecimento de ensino, e, os pontos acumulados serão no final convertidos em produtos de Economia Circular, a distribuir pelos estabelecimentos de ensino participante.

Toda a informação relativa ao início de funcionamento e disponibilização de plataforma para aquisição de peças de vestuário (2ª mão) – troca/conversão, a efetuar no final do ano letivo está disponível em  https://www.to-be-green.pt/

     Fonte: DCRP|CML

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.