Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Opinião

As rotundas no IC2

Nuno Catita

Segundo uma notícia do RC na última quinta-feira, foram apresentados na Assembleia de Freguesia da Benedita os projetos relativos às três novas rotundas no IC2, projetos estes solicitados pela Junta de Freguesia ao artista Rui Basílio, apelando à sua criatividade com base na história e na identidade da freguesia. Era exatamente isto que se pretendia. A Benedita tem tanto que a identifica e esta era uma excelente oportunidade.

No entanto, e sublinhando a declaração do artista convidado, em que as três rotundas “terão um conceito diferente daquilo que é o habitual em Portugal”, os projetos que foram apresentados não salientam  de forma evidente os tais aspetos históricos e identitários da Benedita.

Para a primeira rotunda, no sentido sul-norte, o projeto  pretende “simular vários elementos do Mosteiro de Alcobaça e o ambiente gótico em que ele se insere”. Embora seja Património da Humanidade e tenhamos orgulho em tão importante monumento, que foi a base do que é hoje o concelho de Alcobaça, a nossa identidade atual não está próxima dele.

Na segunda rotunda, a que fica junto à Área de Localização Empresarial, pretende criar-se uma ilusão ótica, com a representação de todas as empresas sediadas na Benedita, através de 651 barras pretas. Evidentemente que, à primeira vista, parece-me que será difícil distinguir o que quer que seja. nome, marca, logotipo. Por que não referir apenas os setores de atividades?

Para a terceira rotunda, o projeto apresentado tem como objetivo salientar as raízes religiosas da Benedita. Segundo o artista, a” ideia é representar Jesus Cristo de um lado e Maria do outro”. Ora, também aqui não se reflete propriamente a nossa entidade e história, uma vez que os nossos padroeiros são Santa Maria e S. Brás.

Esta minha opinião é somente sustentada no facto de a Benedita ter sempre conseguido cultivar a sua própria identidade, com características diferentes da maioria das restantes que formam o concelho de Alcobaça. Dou o benefício da dúvida relativamente ao que está a ser projetado para a rotunda da ALEB, ainda que a pretensão de uma “ilusão ótica” me pareça ser apenas uma ilusão. Já a alusão ao Mosteiro de Alcobaça numa das rotundas, ela afasta-nos da nossa história. Pior seria se, na rotunda norte, fosse representada a figura de São Bernardo.

Embora com algumas dúvidas, não posso deixar de exprimir, como beneditense, e como sempre fiz, a minha opinião pessoal.

  Nuno Catita

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Rafael Félix

Bom dia , não podia estar mais de acordo contigo . Porque não ter como temas as áreas de actividade da industria e Vila da Benedita , cutelaria , transformação de pedra , calçado e marroquinaria , Agro pecuária .