Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

No dia 25 de novembro

Santarém inaugura Mercado Biológico

Cartaz

No âmbito do acordo de parceria entre o Município de Santarém e a AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, tem início no próximo sábado, dia 25 de novembro, o Mercado Biológico – Mercado AGROBIO de Santarém, na Praça Sá da Bandeira, das 09h00 às 14h00.

Promovido pela AGROBIO, este mercado, que se vai realizar todos os sábados, tem como objetivos facilitar o acesso aos produtos de agricultura biológica na região de Santarém e incentivar a produção e o consumo local, de produtos frescos e da época.

Ao Município compete os aspetos relacionados com a instalação e funcionamento dos Mercados Agrobio e demais requisitos legais e à AGROBIO compete a angariação/seleção dos operadores participantes nos Mercados Agrobio e garantir que todos os produtos vendidos/expostos nos Mercado Agrobio Santarém, são de Agricultura Biológica e foram autorizados por esta.

Nuno Russo, Vereador da Câmara Municipal de Santarém, com o pelouro do Apoio ao Desenvolvimento Agrícola, referiu que “através desta iniciativa, pretendemos criar situações de informação ou experimentação que possam suscitar na população o interesse por este tipo de agricultura, promovendo e defendendo a saúde dos munícipes, o ambiente e a gestão sustentável do território”.

Para além do objetivo de realização de um mercado biológico, existe também o propósito de melhorar a visibilidade e o nível de reconhecimento do logótipo da certificação biológica, enquanto identificador de alimentos europeus biológicos, seguros e de qualidade, com impacto positivo na sustentabilidade económica, social e ambiental.

A agricultura biológica tem vindo a ganhar cada vez mais espaço na preferência dos consumidores nacionais e afigura-se como uma oportunidade para a economia portuguesa, permitindo a produção de produtos diferenciados e de valor acrescentado.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.