Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Município vai aumentar apoios de 80 para 102 agregados familiares

Programa de Apoio ao Arrendamento em Torres Vedras irá abranger mais famílias em 2024

Cidade de Torres Vedras

A Câmara Municipal de Torres Vedras aprovou, em reunião de Executivo, a 15ª edição do Programa de Apoio ao Arrendamento. Esta medida, em implementação desde 2009, representa um dos pilares das políticas sociais de habitação do Município, já tendo apoiado cerca de 1189 famílias residentes no Concelho.

Este ano, foram entregues no Centro de Atendimento Social Integrado, 124 candidaturas dentro do prazo previsto. Estas foram avaliadas individualmente, tendo sido verificado que 102 candidaturas cumpriam todos os requisitos e 22 não cumpriam um, ou mais, requisitos constantes no regulamento em vigor.

Neste sentido, para atenuar os impactos do aumento do custo de vida salvaguardando a dignidade e qualidade de vida das famílias, o Executivo deliberou aumentar o número de agregados apoiados mensalmente. Assim, e ao invés dos 80 apoios mensais atribuídos até 2023, o Município apoiará a partir de janeiro de 2024, o total de 102 agregados familiares, prevendo-se um investimento anual de cerca de 243.307,80€.

Ao longo de 15 anos de implementação desta medida de apoio social, o Município tem conseguido suprimir situações de grave carência, tendo sido, no seu âmbito, atribuídos subsídios a famílias que se encontram em contextos mais vulneráveis, particularmente, com baixos rendimentos, em situações de desemprego ou com trabalhos precários, com diagnóstico de doença crónica e com deficiências e agregados monoparentais com menores a cargo.

De realçar o impacto positivo desta iniciativa ao longo das suas várias edições, nomeadamente no que se refere à criação de uma alternativa ao realojamento e à consolidação dos pagamentos mensais de renda, de forma a evitar o desalojamento, bem como à promoção da melhoria da qualidade de vida dos seus beneficiários.

 Fonte: ACM|CMTV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.