Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Apoio de 2,5 milhões de euros ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência

Câmara de Santarém e DGPC assinam protocolo para a recuperação das Muralhas

Ricardo Gonçalves e João Carlos dos Santos assinaram o protocolo

O Município de Santarém e a Direção-Geral do Património Cultural assinaram esta sexta-feira, dia 24 de novembro, os Contratos Interadministrativo de Cooperação e de Financiamento para a realização do projeto de consolidação estrutural das Muralhas de Santarém, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Nesta cerimónia, estiveram presentes Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), Isabel Cordeiro, secretária de Estado da Cultura, os vereadores João Teixeira Leite e Nuno Domingos, e João Carlos dos Santos, diretor da Direção-Geral do Património Cultural.

Estes contratos têm por objeto regular as relações entre ambas as entidades com vista à realização das intervenções de recuperação das Muralhas de Santarém com o apoio financeiro de 2 500 000,00€ ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Ricardo Gonçalves referiu que “é com grande satisfação que estamos aqui hoje a assinar estes contratos; era algo que já trabalhávamos há muito tempo. Temos conseguido recuperar grande parte do nosso património, mas faltavam as Muralhas de Santarém. Este projeto vai ser um trabalho de muita responsabilidade e cooperação que requer um grande empenho de todos na sua concretização”.

Classificado como Imóvel de Interesse Público, as Muralhas de Santarém, são um importante marco na História de Portugal e de Santarém, que, segundo o Presidente da CMS “após a sua recuperação será mais um ponto de interesse turístico”.

Nuno Domingos, Pedro Canavarro, Ricardo Gonçalves, Isabel Cordeiro, João Carlos dos Santos e João Teixeira Leite

Partindo desta ideia, Isabel Cordeiro, sublinhou que “a valorização do património cultural constituiu um fator de atração turística, mas também de coesão social e territorial que pode ajudar a mitigar a simetria e que reforça o sentimento de pertença das comunidades”.

O Município de Santarém fica responsável pela realização e concretização deste investimento, competindo-lhe promover projetos de execução e respetiva revisão, fiscalização de obra e eventuais contratações que sejam necessárias para garantir a adequada execução da intervenção, nomeadamente aquisição de serviços de consultoria técnica e jurídica desde que diretamente relacionados.

Fonte: GRPC|CMS

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.