Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

De novembro de 2023 até finais de 2024

Município de Leiria e Ministério da Cultura celebram 25 anos da descoberta da Criança do Lapedo e Abrigo do Lagar Velho

Cartaz

Os 25 anos da descoberta da Criança do Lapedo e do Abrigo do Lagar Velho vão ser assinalados, em Leiria, com um programa que visa a valorização de um dos mais importantes achados arqueológicos em Portugal, numa parceria entre o Município de Leiria e o Ministério da Cultura, e que decorrerá desde novembro de 2023 até finais de 2024.´

Oferta de um exemplar do livro “A Criança do Lapedo”, uma coedição entre o Município de Leiria e a editora leiriense Barca do Inferno, a cada criança do 4º ano da Escola Básica de Santa Eufémia e conferência “Os trabalhos arqueológicos no Abrigo do Lagar Velho”, marcam, a 28 de novembro, início das celebrações de um quarto de século da descoberta da Criança do Lapedo e do Abrigo do Lagar Velho – Leiria.

Em 1998, a descoberta do Abrigo do Lagar Velho, e particularmente do esqueleto Lagar Velho I, vulgarmente conhecido como Menino do Lapedo, datado de cerca de 29.000 anos, constituiu um acontecimento marcante no seio da paleoantropologia internacional. A relevância da sepultura foi atestada, desde o início, por se tratar do primeiro enterramento Paleolítico escavado na Península Ibérica.

Esta foi e ainda é, inequivocamente, uma das mais relevantes descobertas do Paleolítico Superior português, a par do complexo de gravuras rupestres do Vale do Côa. Recentemente adequou-se a designação deste esqueleto para Criança do Lapedo, uma vez que não foi possível apurar, até à data, o género da criança.

O programa desenhado para celebrar esta efeméride inclui conferências, conversas, mesas-redondas, exposições, residências artísticas, publicações, em vários formatos, percursos pedestres e atividades performativas e educativas, de distintas naturezas. O programa visa diferentes públicos, numa estratégia que se pretende abrangente e inclusiva.

Foi definido um programa específico direcionado para a comunidade escolar leiriense e paralelo ao que agora se divulga, e que se estenderá ao longo do ano letivo em curso. Esse programa incluirá um concurso de ilustração de um conto infantis, sessões de arqueologia pré-histórica, nomeadamente de produção de utensílios em pedra, técnicas de fogo e arte pré-históricos e palestras, em contexto escolar, sobre o papel da arqueologia, com especial incidência no Abrigo do Lagar Velho e Criança do Lapedo.

Com início a 28 de novembro de 2023, por ser esta a data em que se celebram os 25 anos da descoberta do Abrigo do Lagar Velho e da Criança do Lapedo, as comemorações organizadas pelo Município de Leiria – Museu de Leiria, e pelo Laboratório de Arqueociências da Direção-Geral do Património Cultural, contam também com o apoio do Ministério da Cultura e, para algumas atividades, contam ainda com o apoio do Museu Nacional de Arqueologia e do Museu Nacional de Etnologia.

A Escola Básica de Santa Eufémia, localidade onde se situa o Vale do Lapedo, é o local onde, num gesto de especial simbolismo, terão início as atividades, replicadas em todas as outras escolas do 1ºciclo do concelho.
No dia 28 de novembro, durante a manhã, será oferecido um exemplar do livro “A Criança do Lapedo”, uma coedição entre o Município de Leiria e a editora leiriense Barca do Inferno, a cada criança do 4º ano da Escola Básica de Santa Eufémia.

Nesse mesmo dia, pelas 21h00, na Junta de Freguesia de Santa Eufémia, será realizada a conferência “Os trabalhos arqueológicos no Abrigo do Lagar Velho”, que se pretende seja uma conversa entre os participantes e a equipa de investigação do Abrigo do Lagar Velho, representada por Ana Cristina Araújo e Ana Maria Costa.

Integra o programa uma residência artística de Michael Jones McKean sobre o Abrigo do Lagar Velho e a Criança do Lapedo, no âmbito do projeto internacional Twelve Earths, visitável em www.twelveearths.com.

Michael Jones McKean, que se encontra a desenvolver este projeto multidisciplinar que dará origem à escultura planetária de longa duração – Twelve Earths, desde 2017, formaliza agora uma residência no Museu de Leiria e no Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, onde trabalhará no desenvolvimento da obra de arte e de uma série de atividades e programas relacionados com o Abrigo do Lagar Velho, ao longo dos próximos anos.

A apresentação formal desta etapa do projeto data de 14 de novembro de 2023 e já se encontra publicamente disponível no site do artista norte-americano (Abrigo do Lagar Velho – Twelve Earths), e acessível para exploração, em sistema multimédia, na Sala do Capítulo do Museu de Leiria.

A 14 de dezembro, às 16h00, será realizada uma visita ao Museu Nacional de Arqueologia para observação do esqueleto da Criança do Lapedo. Segue-se, às 17h30, no Museu Nacional de Etnologia, a apresentação do Programa de Interpretação e Comunicação do Vale do Lapedo – “Criança do Lapedo – Uma Proposta de Viagem”, elaborado pelo Grupo de Projeto estabelecido pelo protocolo celebrado entre o Ministério da Cultura e a Câmara Municipal de Leiria.

A apresentação do Programa de Interpretação e Comunicação do Vale do Lapedo será realizada também no Museu de Leiria, a 16 de dezembro, às 16h00.

As comemorações prosseguem em 2024 e, no dia 1 de julho, pelas 15h30, no Museu de Leiria e na Avenida Heróis de Angola será inaugurada a exposição “Ossos do nosso ofício, animais da nossa história. O Lagar Velho contado pelos seus bichos”. Ainda neste dia, às 17h00, será realizada uma conversa sobre as paisagens pré-históricas do Vale do Lapedo, com a presença da equipa de investigação do Abrigo do Lagar Velho.

A 24 de novembro de 2024, Dia Nacional da Cultura Científica, decorrerá uma mesa-redonda sobre comunicação e divulgação de ciência, em torno do “O Abrigo do Lagar Velho e a Criança do Lapedo”. A 7 de dezembro de 2024 será realizada uma última conferência no Museu de Leiria, sobre a “Pré-história Antiga na Região de Leiria”.

Com o propósito de criar condições para uma maior acessibilidade, participação e inclusão de toda as comunidades nas dinâmicas e práticas culturais, destaca-se a apresentação do livro “A Criança do Lapedo”, em Língua Gestual Portuguesa, no dia 15 de novembro de 2024 (Aniversário do Museu de Leiria), às 10h00.

A 28 de novembro de 2024, às 10h00, será apresentado um novo livro sobre a temática, em versão multiformato (que inclui linguagem pictográfica, texto aumentado, braille e um QR Code que remete para a versões em Língua Gestual Portuguesa e Audiolivro). Ambas as apresentações decorrerão no Museu de Leiria.

Enquadramento:
O Vale do Lapedo, situado em Santa Eufémia, a cerca de 10 quilómetros de Leiria, é um local de grande interesse natural e cultural, localizado numa região predominantemente rural.
O Abrigo do Lagar Velho situa-se no Vale do Lapedo, em Leiria, um vale cársico encaixado, com uma paisagem fortemente marcada pela presença de abrigos sob rocha, de grutas, e de encostas muito íngremes e paredes rochosas verticais.

O vale evidencia-se pelas magníficas características naturais, destacando-se a sua forma em “canhão” que rasga o maciço calcário, um dos maiores e mais interessantes de Portugal, erodido ao longo de centenas de milhares de anos pela ribeira do Sirol.

Neste vale foi instalado o Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, inaugurado em janeiro de 2008, que dá a conhecer aos visitantes os resultados da investigação realizada no sítio arqueológico do Abrigo do Lagar Velho e a sua contextualização na história da evolução humana.

As características naturais desta área facilitaram a preservação da paisagem, pouco humanizada, até aos nossos dias. No interior do estreito vale, com cerca 1,5 quilómetros de extensão, existem construções associadas a antigas estruturas moageiras – moinhos de cereais e lagares.

As características singulares deste género de formação geomorfológica propiciam a preservação da flora e fauna autóctone. No caso do Lapedo podemos observar alguns exemplares da comunidade biológica peninsular mais antiga – mata mediterrânica, destacando-se algumas espécies típicas como o Carvalho Cerquinho (Quercus faginea) e o Medronheiro (Arbutus unedo).

Em 1993, o Município de Leiria, em colaboração com associações ambientalistas da região, propôs a classificação do Vale do Lapedo pelas suas qualidades ambientais. O Abrigo do Lagar Velho foi classificado como Monumento Nacional em 2013 e, em 2021, o esqueleto da Criança do Lapedo e artefactos arqueológicos associados foram classificados como bens de interesse nacional, com a designação de «tesouro nacional».

      Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.