Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Podendo ser visitado de 1 de dezembro 2023 a 7 de janeiro de 2024

Maior Presépio Tradicional da região está de regresso à Marinha Grande

Presépio de Pedro Ferreira

Em mais um Natal, não poderia faltar na Marinha Grande o Presépio de Filipe Ferreira, que voltará a ganhar vida no Edifício da Resinagem, no centro da Marinha Grande, com entrada gratuita, poderá ser visitado de 1 de dezembro 2023 a 7 de janeiro de 2024, este que já é considerado um dos maiores Presépios tradicionais da região.

Da autoria de Filipe Ferreira, um contabilista de 34 anos que dedica parte dos seus tempos livres a criar peças para este grande Presépio Tradicional onde, contando com a colaboração de Vitor Lopes, José Paulo Ferreira e José Augusto Ferreira e José Mota para a montagem, este Presépio que retrata naturalmente o Nascimento do Jesus, mas também, tal como é característico do Presépio Tradicional Português, representa muitos usos, costumes e tradições portuguesas.

Nesta edição o Presépio ocupará uma área de cerca e 60 m2, com cerca de 2000 figuras e centenas de acessórios e outras peças criadas pelo autor, criando cenários que nos fazem recuar no tempo.

Este Presépio tem ainda a particularidade de aliar as tradicionais figuras de Presépio portuguesas ao movimento, sendo já 40 as peças com movimento neste Presépio, dando vida a mais de 200 figuras.

Entre as velas dos moinhos a rodar, o homem a tocar os sinos da igreja, a procissão em movimento, os homens a varejar as oliveiras ou a ceifar o trigo, ou os Reis Magos a aproximarem-se da gruta, as figuras em movimento dão ainda mais beleza e vida a esta obra.

Este ano, como não poderia deixar de ser, além das melhorias a peças já existentes, existe novas peças criadas pelo autor, como é o caso da Escola Primária, do camponês a tirar água com a picota de um poço entre outras novas peças que, com certeza serão do agrado dos visitantes. A água também continua a forte presença neste Presépio, com diversas cascatas, e fontes de água.

Todos estes elementos tornam este Presépio singular em toda a região, com a inauguração agendada para as 17h:15m de dia 1 de dezembro, o mesmo poderá ser visitado até dia 7 de janeiro de 2024 de quarta-feira a domingo e aos feriados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.