Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Após visita à instalações

CDU propõe ampliação do Canil e Gatil Municipal de Alcobaça

Colónia de gatos vive nas imediações do Centro de Recolha Oficial

A comissão coordenadora da CDU Alcobaça visitou o Centro de Recolha Oficial, (CRO) canil e gatil municipal, no final de novembro, recolheu e analisou a informação obtida, tendo concluído serem várias e urgentes as alterações necessárias para um melhor desempenho dos serviços no que concerne à proteção e bem-estar animal.

O CRO de Alcobaça, apesar da exiguidade das instalações, do canil e gatil municipal onde se encontra instalado, consegue desempenhar um razoável serviço no que concerne a controlo de felinos/gatos, recorrendo ao método CED, Capturar – Esterilizar – Devolver.

De acordo com a informação recolhida o número de animais esterilizados no concelho de Alcobaça em 2022, foi de 511, alguns entraram em programa de adoção, outros são devolvidos aos locais onde foram capturados.
Fomos informados que a guarda dos animais, os tratamentos, cirurgias, esterilizações nomeadamente de felinos/gatos e outros atos médicos, não são efetuados pelos serviços da CMA, mas por entidades privadas a quem a CMA paga.

Entendemos ser um procedimento incorreto, a colónia de gatos que está implementada junto às instalações CRO, a mesma não representa o que consideramos serem instalações de protecção e bem-estar animal, sendo que os mesmos continuam a viver na rua, sujeitos a intempéries, doenças, ataques de animais e até a maus-tratos de humanos.

A CDU considera urgente a construção de instalações de maior dimensão que as previstas, com capacidade de receber cães, gatos e outros animais, nomeadamente animais de grande porte. A capacidade máxima de acolhimento do CRO é de 25 animais, manifestamente insuficiente, tendo em conta a dimensão do concelho de Alcobaça.

Entende ainda ser necessária a contratação de funcionários em número adequado e aquisição de equipamentos que permitam melhorar condições de trabalho na recolha e cuidados a prestar aos animais capturados bem como o incremento do CED, Capturar – Esterilizar – Devolver.

A CDU pede também o fim da colónia de gatos junto às instalações do canil e gatil municipal. Tendo em conta o tempo que vão demorar as obras, propõe a construção imediata de um espaço totalmente vedado, com abrigos para os gatos, que permita circular ao ar livre devidamente protegidos.

Por fim sugere uma maior divulgação do programa de ajuda às famílias carenciadas que têm animais, gatos ou cães.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.