Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Propriedade da empresa EcoAmbiente – Serviços e Meio Ambiente

Primeiro veículo elétrico de recolha de resíduos sólidos do Concelho de Leiria entra ao serviço

Novo veículo elétrico de recolha de resíduos sólidos

O Município de Leiria e a Ecoambiente apresentaram esta segunda-feira, dia 4 de dezembro, no Jardim da Almuinha Grande, o primeiro veículo elétrico de recolha de resíduos ao serviço do Concelho de Leiria.

Este é um veículo da EcoAmbiente – Serviços e Meio Ambiente, S.A., empresa responsável pela recolha de resíduos e de limpeza urbana no Concelho de Leiria, representando o primeiro passo para atingir, a médio prazo, a neutralidade carbónica que se deseja neste contrato com Leiria, conforme realçou Helder Baptista, administrador da EcoAmbiente.

Esta é a primeira viatura financiada por um operador Privado em Portugal, dedicada ao circuito urbano, tendo sido também a primeira viatura montada em Portugal.

Com esta medida, a Ecoambiente reforçou o investimento necessário para um percurso que visa acompanhar a transição energética e “o diálogo, em aberto, com o Município de Leiria para a discussão de plano de transição inerente ao contrato”, destacou ainda Helder Baptista.

Gonçalo Lopes, presidente da Câmara Municipal, agradeceu à empresa o trabalho desenvolvido, lembrando que esta é uma transição exigente, sobretudo para uma cidade como Leiria, que está em franco crescimento.

Conforme referido pelo autarca, a estabilização de circuitos, a substituição da rede de contentorização e as dificuldades de recrutamento, face ao contexto atual, foram algumas situações ultrapassadas pela empresa.

Agradecendo, igualmente, a presença das equipas envolvidas neste processo, Gonçalo Lopes realçou a importância do serviço de recolha de resíduos e de limpeza urbana na cidade, relembrando que existirão novos desafios à porta na área da recolha dos biorresíduos.

Para o autarca, esta viatura marcará uma nova maneira de estar nas cidades, com reflexo nas questões ambientais e de poupança, concluindo que considera a atribuição desta viatura ao serviço de Leiria como um prémio pela confiança depositada pelo Município no desafio que a empresa aceitou com o contrato.

O vereador com o pelouro do Ambiente, Luís Lopes, destacou as equipas da Ecoambiente e do Município que têm sido o rosto deste serviço de importante relevância para a cidade, destacando a disponibilidade da Ecoambiente para efetuar este percurso, que tem acarretado um elevado investimento, além de acolher os desafios que lhe têm sido colocados. “Este desafio da transição energética não deixa de ser um desejo do Município, transversal na área da Mobilidade, e será, decerto, uma nova abordagem à recolha de resíduos”, concluiu.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.