Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria aprovou orçamento de 12,9 milhões de euros

CIM de Leiria é a região com a maior execução de fundos europeus per capita:1.172 euros

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Leiria aprovou, por unanimidade, o orçamento para 2024, no valor de 12,9 milhões de euros, um aumento de 9% em relação ao montante deste ano, projetando investimentos supramunicipais até 2027 no montante de 30,8 milhões de euros, uma meta justificada com o novo ciclo de fundos europeus e cofinanciada pelo Programa Regional do Centro – Centro 2030.

O Orçamento e as Grandes Opções do Plano do ano 2024, aprovados na terça-feira, dia 5 de dezembro, em Conselho Intermunicipal da CIM da Região de Leiria, preveem cinco objetivos estratégicos para os próximos 4 anos, com destaque para duas áreas prioritárias ao nível da mobilidade intermunicipal e municipal sustentável, promovendo a transição para modos de mobilidade com menor impacto em termos de emissões uma abordagem integrada ao sistema urbano sub-regional, bem assim na componente da transição digital, através do projeto Leiria Região Digital 4.0, com um investimento global de 2,3 milhões de euros.

Na componente orçamental, a CIM da Região de Leiria estima para 2024 um exercício com saldo corrente positivo de 833,4 mil euros, o que representa um aumento significativo de 226% face ao ano anterior. A margem de exploração da CIM da Região de Leiria projeta-se em 37%, o que indica uma excelente eficiência na gestão de custos.

Em termos financeiros a Comunidade Intermunicipal encontra-se num ótimo momento financeiro com projeções otimistas, estimando o indicador de autonomia financeira acima dos 60%, o que garante a continuidade e sustentabilidade da atividade desta associação de municípios da região de Leiria.

Na apresentação dos documentos previsionais consta também a referência ao Plano de Ação da Intervenção Integrada Territorial (ITI) para a Região de Leiria no âmbito do Centro 2030, programa que define como dotação inicial para esta região no valor de 105,8 milhões de euros, num ciclo de projetos municipais e intermunicipais a desenvolver até 2027, dos quais foi consignado o montante de 22,1 milhões de euros, com relevância para a promoção do sucesso educativo, apoios ao empreendedorismo e ainda a definição do sistema de incentivos para projetos das pequenas e médias empresas.

O aumento do orçamento da CIM da região de Leiria, justifica-se ainda com o reforço dos investimentos em novas áreas de intervenção, como sejam no domínio da proteção civil ou ao nível da dinamização turística que merecem um forte incremento por parte da CIM. Acrescem ainda projetos em curso cofinanciados pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e também candidaturas aprovadas em programas europeus como o «Interreg Europe» e «Erasmus+», entre outros.

A CIM da Região de Leiria integra os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós, com uma população residente de cerca de 300 mil habitantes e destaque-se como a região que atualmente apresenta a maior execução de fundos europeus per capita (1.172 euros), segundo o Boletim Mensal Centro 2020 – outubro de 2023.

Os documentos previsionais serão ainda apreciados pela Assembleia Intermunicipal da CIM da Região de Leiria, que irá ter lugar no próximo dia 12 de dezembro, na vila de Porto de Mós.

    Fonte: CIMRL

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.