Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Projeto teve um financiamento EEAgrants, no valor de 84 mil euros

Município da Lourinhã apresenta em Porto de Barcas Sistema Integrado de Monitorização de Erosão Costeira a alunos

Drone fotografa uma parcela de território com resolução e rigor elevados

O Município da Lourinhã promoveu uma sessão de apresentação do projeto SIMEC – Sistema Integrado de Monitorização de Erosão Costeira, desenvolvido por Pedro Brasil, fundador da PIXAIR, a cerca de 100 alunos da EB23 de Ribamar, Secundária da Lourinhã e EB23 Dr. João das Regras, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia.

Esta ação aconteceu em Porto de Barcas, zona do concelho contemplada neste projeto, que, com recurso a um drone, fotografa uma parcela de território relativamente abrangente, com resolução e rigor elevados, permitindo que seja gerado um modelo tridimensional com muita função. A partir daí, é possível olhar para aquela parcela e extrair-se informações, como curvas de nível, entre outras, medindo o ritmo da erosão e os impactos nos territórios.

O Sistema Integrado de Monitorização de Erosão Costeira é um projeto com financiamento EEAgrants, no valor de 83.842,00€, cujo promotor é a empresa PIXAIR, Unipessoal Lda e os parceiros NORCE – Norwegian Research Centre, A.S. O programa visado designa-se Crescimento Azul.

     Fonte: CL|GCI|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.