Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

no antigo Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior, no Barro

Faculdade de Medicina da Universidade Lisboa instala novo campus em Torres Vedras

Projeto irá transformar aquele antigo hospital, encerrado desde 2015, num Centro Clínico, Académico e de Investigação

O futuro Medicina ULisboa – Campus de Torres Vedras foi apresentado no dia 8 de dezembro. Este projeto da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa será implementado no antigo Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior, no Barro.

O projeto irá transformar aquele antigo hospital, encerrado desde 2015 e que se encontra em processo de revitalização, num Centro Clínico, Académico e de Investigação nas áreas dos cuidados de saúde primários, cuidados interdisciplinares em doenças crónicas e medicina humanitária e de catástrofe, esta última em parceria com Harvard Medical School.

No feriado de 8 de dezembro, o edifício esteve de portas abertas à comunidade com um programa que incluiu visitas guiadas ao espaço, uma caminhada, jogos tradicionais e de xadrez, uma Feira de Ciência e Saúde e culminou na apresentação do futuro Medicina ULisboa – Campus de Torres Vedras.

Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, afirmou que “a colaboração com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa neste projeto pioneiro é uma aposta na saúde e investigação científica a nível nacional, mas também um importante investimento para Torres Vedras, que vai saber acolher estes profissionais de saúde e equipas multidisciplinares”. A autarca destacou, ainda, que Torres Vedras “é um território fértil quando pensamos em agricultura e em atração de pessoas e será fértil em ideias inovadoras com um espaço como este”.

Já o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, João Eurico da Fonseca, referiu que “o Medicina ULisboa – Campus de Torres Vedras vai oferecer à população local um serviço de cuidados de saúde na comunidade com enfoque em três áreas essenciais do ponto de vista clínico e científico: neurociências, cardiologia e patologia musculoesquelética. Além disso, estará dotado de uma unidade de investigação clínica, uma unidade de investigação em tecnologias da saúde, com destaque para a inteligência artificial, um centro de formação académico e um centro vocacionado para a medicina humanitária e de catástrofe, que é uma nova área na qual a Faculdade está a apostar”.

O coordenador do projeto por parte da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Joaquim Ferreira, explicou que este campus irá combinar um espaço multidisciplinar dedicado ao ensino, prestação de cuidados de saúde de qualidade e investigação, num conceito de One Health (Uma Saúde). Para tal, vai contar com uma Unidade de Saúde Familiar Académica, uma Unidade de Cuidados Interdisciplinares em doenças crónicas (com capacidade de internamento), um Centro de Investigação Clínica, um Centro de Investigação em Tecnologias da Saúde, um Centro Académico com formação pré e pós-graduada e alojamento universitário.

Este campus, que vai, no imediato, conseguir dar assistência a mais de 9 mil utentes que não têm médico de medicina geral e familiar, resulta de uma parceria consolidada através do Memorando de Entendimento assinado em 28 de junho de 2019, entre o Município de Torres Vedras e a Faculdade de Medicina. Prevê-se que o projeto esteja totalmente concluído em cinco anos, sendo que a primeira fase deverá estar em funcionamento ainda em 2024. Com uma área de construção de 13.435 m2 e 25.926 m2 de área de terreno, este campus empregará cerca de 400 pessoas entre profissionais de saúde e prestadores de serviços.

O Medicina ULisboa – Campus de Saúde de Torres Vedras conta com os apoios institucionais da Universidade de Lisboa, do Ministério da Coesão Territorial, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e do Ministério da Saúde, e tem como parceiros o Instituto Superior Técnico para as áreas de engenharia biomédica e robótica, a Faculdade de Ciências para as áreas de engenharia informática, interação doente/tecnologia, e outras faculdades da Universidade de Lisboa como a de Medicina Veterinária, Agronomia e o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), as Unidades de Saúde Familiar de Torres Vedras e mecenas privados.

Fonte: ACM|CMTV

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.