Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Com um investimento total de cerca de 30 mil euros

Novo Centro de Compostagem Comunitária do Bombarral já está em funcionamento

Inauguração do Centro de Compostagem

O Município do Bombarral inaugurou esta segunda-feira, dia 11 de dezembro, o novo Centro de Compostagem Comunitária. Localizado na Rua Dr. Arlindo de Carvalho, junto à Horta Comunitária, com quatro compostores de 1m3 cada, o recém-inaugurado Centro terá capacidade para gerar 5,75 toneladas de composto por ano.

A inauguração do espaço contou com a presença do presidente do Município, Ricardo Fernandes, do vice-presidente Nuno Vicente, da vereadora Fátima Coelho, do presidente da Assembleia Municipal, Élio Leal, dos presidentes da União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo e da Freguesia de Roliça, Sérgio Duarte e Michelle Bispo, respetivamente, do presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, Vítor Garcia, e de técnicos da autarquia.

Para o edil bombarralense, este é um “passo importante para o Município” no âmbito da sustentabilidade e da economia circular, rumo a uma gestão mais sustentável dos materiais. Com o projeto Bombarral + Orgânico, conseguiremos reduzir a pegada ecológica através do reaproveitamento dos resíduos orgânicos domésticos.

O projeto piloto resulta de uma candidatura ao programa RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos, financiado pelo Fundo Ambiental, e representa um investimento total de cerca de 30 mil euros.

A adesão ao projeto é gratuita e pode ser feita através do formulário online, disponível no site do Município. Poderá, também, ser feita através do e-mail ambiente@cm-bombarral.pt.

Sensibilização

Centro de Compostagem Comunitária do Bombarral

No âmbito do projeto piloto, o Município dinamizou várias ações de sensibilização nas escolas do concelho, nomeadamente aos alunos do 8.º ano do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó e aos alunos do 1.º ciclo do Centro Escolar do Bombarral com o objetivo de sensibilizar para a importância e vantagens da compostagem, bem como uma ação de sensibilização online para a comunidade.

Aos colaboradores do Município que vão assumir funções de Mestres de Compostagem foi dada formação. Serão eles os responsáveis por fazer a gestão dos biorresíduos no Centro.

Promoção da sustentabilidade

Com o Bombarral + Orgânico, o Município dá continuidade ao compromisso com a sustentabilidade, assumido em 2020, com a implementação do projeto piloto de compostagem comunitária “Programa Compostar, outra forma de reciclar”, com a realização de ações de esclarecimento em todas as freguesias do concelho e distribuição de mais de uma centena de compostores, pela população aderente.

A Horta Comunitária é, também, um dos projetos municipais que versa sobre a promoção da sustentabilidade, que possibilita aos utilizadores produzirem alimentos de forma mais sustentável, melhorando a qualidade dos solos.

   Fonte: RC|GAPOM|CMB

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.