Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Área ardida no concelho foi de 731 hectares

Incêndios com início no concelho de Leiria em 2023 resultaram em mais de mil hectares ardidos

Causas intencionais e negligentes continuam a ser a principal origem das ocorrências

Os incêndios registados este ano consumiram uma área de 731 hectares no concelho de Leiria, revelou, esta terça-feira, dia 12 de dezembro, o vereador da Proteção Civil, Luís Lopes, numa reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil.

Este número diz respeito a apenas ao território ardido no Município, já que de todas as ocorrências com início no concelho de Leiria resultou um total de 1.055 hectares ardidos.

Além disso, estes valores contabilizam os 13 incêndios que mais recursos envolveram e maior área ardida tiveram (de um total de 70), sendo que mais de metade destas ocorrências foi registada na freguesia da Caranguejeira (sete).

No encontro, Luís Lopes destacou “a capacidade de coordenação e disponibilidade de todos os agentes de proteção civil e entidades com dever de cooperação, que contribuíram para minimizar as consequências dos incêndios rurais num ano em que a severidade meteorológica foi acima da média do último decénio.”

As causas intencionais e negligentes continuam a ser a principal origem das ocorrências, sendo de destacar os atos de vandalismo, as ações de incendiarismo intencional e fumar em meio rural, que levaram à destruição principalmente de eucaliptos e de pinheiros-bravos.

Em comparação com o ano passado, 2023 registou quase o mesmo número de ocorrências, mas apenas pouco mais de um terço da área ardida.

No encontro, foi ainda destacada a disponibilidade institucional e dos operacionais e o envolvimento das Unidades Locais de Proteção Civil, sendo necessário apostar mais em ações de informação e de sensibilização à população.

    Fonte: DCRP|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.