Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Aluno do mestrado de Design do Produto conquistou o júri do Prémio Adico

Estudante da ESAD João Queirós vence prémio de design com poltrona Inclinada

Poltrona Inclinada

A criatividade é sempre capaz de surpreender (até) os mais habituados a avaliar a diferença e originalidade! João Queirós, estudante do mestrado de Design de Produto da Escola Superior de Artes e Design, das Caldas da Rainha (ESAD.CR), do Politécnico de Leiria, vence a segunda edição do Prémio Design Adico Desenha o Futuro, na categoria Estudante.

Esta segunda edição teve como objetivo a criação de uma poltrona para uso em espaços interiores e João Queirós criou Inclinada, uma poltrona que deixou o júri sem dúvidas, tendo o estudante conquistado o primeiro lugar. Inclinada tem uma forma quadrada e mistura uma linguagem conhecida do design moderno enquanto provoca um contraste com a sua inspiração. O nome da poltrona deve-se, precisamente, à inclinação que apresenta.

A estrutura, de construção linear, remete para ideia de dois ângulos retos que deixam de estar alinhados, criando uma grelha com contraste entre linhas paralelas e ângulos retos. Graças à sua inesperada forma, esta peça dinamiza qualquer espaço, tornando-se um elemento diferenciador, mas não perdendo a linguagem familiar dos móveis de sentar. E foi isso mesmo o que a distinguiu: inovar pela diferença.

“A ligeira inclinação pressupõe uma posição mais relaxada e descontraída e o corpo humano tem tendência a segui-la, após estar sentado durante um determinado período de tempo, de modo a acomodar-se melhor. Através desta inclinação ténue em conjunto com as almofadas volumosas, esta forma de estar é invocada, convidando o utilizador a um momento de relaxe e descontração, sentando-se num equipamento de elevado conforto dotado de uma textura agradável e luxuosa”, afirma o seu autor.

A segunda edição do Prémio Design Adico Desenha o Futuro é um desafio de criatividade, no qual cada candidato é chamado a mostrar as suas capacidades e habilidades para o design e eco design, visando promover a cooperação entre a universidade e os jovens em início de carreira e a indústria, ou seja, o seu potencial de mercado e exequibilidade.

A Adico é uma empresa nascida em 1920, em Avanca, distrito de Aveiro, pela mão de Adelino Dias Costa e foi esta empresa que criou a típica cadeira portuguesa metálica das esplanadas.

    Fonte: Midlandcom

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.