Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Juntando-se à rede de incubadoras em Santarém, Ourém e Alcanena

Nersant inaugura em Torres Novas quarta startup no distrito de Santarém

Manuel Valamatos, António Pedroso Leal e Pedro Ferreira

A Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém, inaugurou, no dia 21 de dezembro, a Startup Nersant – Torres Novas, incubadora de empresas que pretende ser um polo dinamizador do empreendedorismo e da iniciativa empresarial na região do Ribatejo. A Startup Nersant – Torres Novas junta-se à rede de incubadoras da Nersant, que já inclui infraestruturas em Santarém, Ourém e Alcanena.

O apoio ao empreendedorismo e criação de empresas continua a ser uma das prioridades da Nersant, tendo a associação decidido colocar o seu pavilhão de exposições à disposição da iniciativa empresarial da região, através da sua reconversão numa nova infraestrutura de incubação e aceleração de empresas, nomeada Startup Nersant – Torres Novas.

Este novo espaço de acolhimento empresarial – onde já estão incubadas empresas – tem como missão a promoção do desenvolvimento económico do Ribatejo, incentivando quer empreendedores, quer empresas a investir e dinamizar a sua atividade económica nesta região.

A abertura desta nova incubadora – que integra, a par das restantes startups da associação, a rede RNI – Portugal Incubators da Startup Portugal – representa um marco na promoção da inovação e crescimento empresarial na região, refletindo a missão da associação em impulsionar a criação e crescimento de empresas inovadoras. A nova incubadora oferece um ambiente propício ao desenvolvimento de startups, proporcionando não apenas espaços físicos para a instalação de negócios, mas também a possibilidade de pré-incubação – apoio técnico e mentoria à criação dos negócios – incubação virtual e cowork, bem como salas de reuniões e infraestruturas de apoio à iniciativa empresarial.

Na cerimónia de inauguração, o presidente da Direção da Nersant, António Pedroso Leal, afirmou que a Nersant continua a estar ao lado das empresas, destacando o simbolismo desta inauguração. “Aqui foi criada e instalada, neste pavilhão de exposições, a Nersant, com atividade multidisciplinar no desenvolvimento do tecido empresarial, associação que paulatinamente foi sedimentando a sua relação de proximidade e de serviço à comunidade.”

Por isso, “é com grande orgulho que estamos hoje aqui para inaugurar mais uma das nossas iniciativas direcionadas para as novas empresas e para os empresários e jovens empresários, abrindo também espaço para receber empresas que pretendam usufruir do nosso conhecimento e ajuda, no que concerne à atividade empresarial, nas suas diversas áreas e vertentes”, acrescentou.

Cartaz

António Pedroso Leal prosseguiu o seu discurso ressalvando a importância da criação de parcerias e sinergias entre os diversos atores regionais. “Pretendemos expandir este projeto, projetando a existência de uma rede que interligue estabelecimentos de ensino – profissionais e superiores – empresas e municípios, num esforço conjunto para manter na região a força de trabalho absolutamente necessária ao nosso desenvolvimento”. “A Nersant estará sempre disponível para estabelecer e aprofundar parcerias, permitindo rentabilizar os esforços de todos e assim permitir o nosso crescimento em conjunto”, concluiu.

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Manuel Valamatos, partilhou a perspetiva da CIMT sobre a iniciativa, destacando o alinhamento com os esforços regionais para impulsionar a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento económico. “Neste dia importante, congratulo a associação pela excelente remodelação deste espaço onde nasceu a Nersant”, começou por dizer, admitindo estarmos perante “tempos desafiantes, que só serão mitigados em conjunto e com a uma Nersant” ativa, viva e sensível ao tecido empresarial”.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, enfatizou a visão da autarquia em relação ao projeto e a sua importância para o desenvolvimento local, tendo afirmado que o Município está já a trabalhar em parceria com a Nersant no âmbito do apoio ao empreendedorismo. Classificou esta aposta da Nersant como “um pequeno grande passo” e congratulou a iniciativa, que vem reforçar o apoio aos empreendedores e empresas que se pretendam instalar na região.

De referir que a Nersant é líder no apoio ao empreendedorismo e criação de empresas, dispondo de um programa de apoio técnico e consultoria para a criação, maturação e acompanhamento pós-início de atividade de novos negócios, que pretende não só ajudar trabalhar ideias de negócio, mas também ajudar a criar novas empresas na região do Ribatejo.

A necessidade de incubação de empresas com condições vantajosas para novos empresários, surgiu como uma necessidade subsequente desta estratégica, com a associação a criar a sua primeira incubadora de empresas – a Startup Santarém – , no ano de 2016, seguindo-se a criação da Startup Ourém e da Startup Alcanena, a que se junta agora a Startup Nersant – Torres Novas, todas elas certificadas pela rede de incubadoras de empresas da Startup Portugal.

Entre 2013 e 2022, a Nersant acompanhou a realização de cerca de 3.503 ideias de negócio, apoiou a criação de 690 empresas e incubou 92 novas empresas na sua rede de Startups, incluindo 25 projetos internacionais.

    Fonte: Nersant

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.