Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Projeto “Bombeiros da Nazaré e Lucas 3 – Preciosa ajuda a salvar vidas!”

Projeto para compra de aparelho de reanimação vence o Orçamento Participativo da Nazaré 2023

Desfibrilhador

O projeto “Bombeiros da Nazaré e Lucas 3 – Preciosa ajuda a salvar vidas!”, destinado à aquisição de um aparelho que auxilia as manobras de reanimação em situações de paragem cardíaca, venceu o Orçamento Participativa 2023 do Município da Nazaré.

A votação, de três dias [18 e 19 de dezembro online, e 20 de dezembro presencial], terminou ontem, e registou uma participação de 190 votantes que, entre as duas propostas submetidas a escrutínio, escolheram atribuir o valor de 15 mil euros à aquisição de um dispositivo mecânico de compressão torácica, fácil de utilizar, que ajuda as equipas de socorro (socorristas, paramédicos, médicos e enfermeiros) a manter compressões torácicas eficazes e contínuas nos pacientes em paragem cardíaca.

A proposta vencedora, apresentada pela munícipe Catarina Filipe, recolheu 151 votos (79% das preferências dos votantes), ao passo que o projeto que visava a criação de um campo de basquetebol 3×3, formulado por Marcos Jorge Costa, obteve 39 votos (21% das preferências dos votantes).

Milton Estrelinha, adjunto do Presidente da Câmara da Nazaré, responsável pela condução deste procedimento, disse, no final, que “o ato eleitoral decorreu dentro da normalidade, não tendo havido situações de realço”.

Ao Orçamento Participativo 2023 do Município da Nazaré candidataram-se 4 projetos, tendo dois deles [Passadiço de madeira – foz do rio Alcoa e Zona ribeirinha “conectar é viver”] sido excluídos por não cumprirem os requisitos exigidos por neste processo.

O orçamento participativo da Nazaré teve início em 2016 e apenas foi interrompido no período de pandemia (2020 e 2021) tendo sido apresentados 24 projetos, no total, até a esta sexta edição.

Em 2016 venceu o projeto de Execução da expansão do Canil Municipal, destinado ao aumento da capacidade do canil para albergar cães e gatos abandonados; em 2017 venceu a Reabilitação das instalações da Associação Beneficente Valadense, que consistiu na recuperação deste equipamento comunitário com fracas condições de conforto e bem-estar para os seus utilizadores; em 2018 efetuou-se a Reabilitação da sala polivalente do Centro Social da Freguesia de Famalicão, que consistiu na criação de uma área dedicada a atividades de lazer para crianças e idosos.

Já em 2019 venceu a proposta para a criação de uma Aplicação Móvel – Nazaré, uma app que concentra um variado leque de informação disponível para todos os cidadãos que residam, trabalhem ou estudem no concelho da Nazaré; em 2022 venceu o projeto para a Aquisição de material de proteção individual para os Bombeiros, indispensável à segurança dos voluntários em operações de socorro; e este ano a aquisição de material de salvamento, a atribuir aos Bombeiros da vila.

 

 

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.