Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Operação “Nazaré” visou a criminalidade organizada internacional

PJ de Leiria desarticula histórico clã criminoso galego “Os Piturros” que atuava em Peniche

 Em abril ultimo, foi noticia o aparecimento, numa praia de Peniche, de uma embarcação rápida, vulgarmente denominada como lancha voadora e a apreensão 1646 quilogramas de cocaína.

Como na ocasião foi tornado publico, a lancha e de parte da droga foram detetadas pela Polícia Marítima, sendo a restante droga detetada, em momento subsequente, pela GNR, na área de Peniche. Acresce que, na véspera desta situação, a GNR, em Sesimbra havia sinalizado uma operação de abastecimento, de uma lancha voadora.

O Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária de Leiria assumiu a investigação de toda a factualidade, que indiciava uma operação de tráfico de elevada envergadura e complexidade, apenas ao alcance das grandes organizações criminosas que dominam o tráfico internacional de estupefacientes, no caso de cocaína, por via marítima.

Após cruzamento de informação, apurou-se que a Guardia Civil – Equipa do Crime Organizado da Galiza, monitorizava uma organização galega, que poderia estar relacionada com os factos, ocorridos em território nacional.

Conjugando as informações disponíveis nas investigações em curso nos dois países, foi constituída uma Equipa de Investigação Conjunta, registada na Europol e Eurojust, envolvendo as duas entidades policiais, PJ e ECO da GC, bem como, por parte das entidades judiciárias, o DIAP Regional de Coimbra e a Audiência Nacional de Madrid.

Culminando nove meses de investigação, compilando significativa e muito relevante recolha de prova, envolvendo aquelas entidades, nos territórios de ambos os países, foi desencadeada uma operação policial de grande envergadura, sob o nome de operação “NAZARÉ”, visando o clã galego OS PITURROS, histórico grupo criminoso, ligado ao narcotráfico na Galiza, a partir da Ria Arousa – Pontevedra, desde a década 80 do século passado.

Nesta operação policial, foram realizadas 11 buscas em território espanhol e uma busca a uma empresa em território nacional, resultando na detenção de 9 homens, com idades compreendidas entre 53 e 25 anos de idade, suspeitos de integrarem a organização criminosa responsável, entre outras situações de tráfico de estupefacientes por via marítima, pela cocaína apreendida em abril, na região de Peniche.

Foram também apreendidos 40 000 Euros em notas do BCE, 3 veículos de alta gama, equipamentos informáticos e de comunicação, além de documentação relevante para imputação aos detidos, dos crimes de tráfico agravado de estupefacientes, associação criminosa e branqueamento de capitais.

Aquele clã, sempre esteve diretamente relacionado com os principais distribuidores de cocaína colombianos, fazendo do transporte marítimo a sua forma de atuar para fazer entrar grandes quantidades daquele estupefaciente na Europa.

A investigação conjunta realizada permitiu, com elevada probabilidade, conhecer a forma como a operação criminosa foi planeada, desenvolvida e os meios utilizados, permitindo assim determinar a responsabilidade de cada um dos autores, agora detidos.

A Polícia Judiciária participou nas diligências efetuadas no país vizinho, sendo que a busca à empresa, localizada no alto Minho, teve a colaboração da Guardia Civil.

    Fonte: GIC|PJ

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.