Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Auto da Barca do Inferno será apresentado pelo Teatro do Bolhão já a 4 de janeiro

Teatro Municipal de Ourém já tem programação para 2024

Auto da Barca do Inferno será apresentado pelo Teatro do Bolhão

Em pleno período natalício, o Teatro Municipal de Ourém está já a programar as várias surpresas que terá para apresentar ao público ao longo de 2024.

O novo ano não altera o paradigma que define a ação do TMO, assente na apresentação de uma programação artística regular e eclética, pautada pela excelência técnica e artística, promovendo a formação, qualificação e fidelização dos públicos. Acredita o TMO que só deste modo será possível sensibilizar e formar novos públicos, desenvolvendo o seu sentido crítico, estético e criativo, além de promover o encontro entre o público e a criação artística contemporânea e desenvolver novos olhares e contextos participativos da comunidade na atualidade artística.

É neste contexto que o TMO inicia 2024 com a exibição de um espetáculo de teatro intemporal e emblemático da dramaturgia vicentina, dirigido exclusivamente ao público escolar do Município de Ourém. O Auto da Barca do Inferno será apresentado pelo Teatro do Bolhão a 4 de janeiro, em duas sessões distintas que terão como palco a Sala Principal do TMO.

Três dias depois, o TMO acolhe o Concerto de Ano Novo | Symphonic Brass, um espetáculo que pretende celebrar o ano que agora inicia e que será protagonizado pela Banda Sinfónica da Sociedade Filarmónica Ouriense, com a participação de solistas de renome nacional e internacional.

Sérgio Carolino (Tuba), Luís Duarte Moreira (Trompa), Alexandre Vilela (Trombone Baixo), Marco Silva (Trompete) e Ole Edvard Antonsen (Trompete) são os conceituados solistas que vão abrilhantar este concerto dirigido pelo maestro João Paulo Fernandes, que terá lugar a 7 de janeiro, na Sala Principal do TMO.

O espetáculo que se segue dá novamente espaço aos artistas oureenses para exporem os seus trabalhos, nomeadamente aos alunos da Classe de Canto, Coro e Orquestra da Ourearte, que vão apresentar o projeto musical Canções D’encantar. Este projeto vai ser exibido a 13 de janeiro, na Sala Principal do TMO, e vai ter como pano de fundo temas emblemáticos de musicais e da Disney.

No dia 20 de janeiro, A Turma volta a Ourém para apresentar o espetáculo O Salto.

Depois do teatro sonoro A Partida de Mécia, contruído especificamente para a Torre D. Mécia do Castelo de Ourém, Tiago Correia está de regresso com um texto que aborda a emigração portuguesa dos anos 60 e 70, fruto de um projeto de investigação inspirado em testemunhos reais e que coloca à prova as contradições mais profundas da natureza humana.

O Salto será apresentado no palco da Sala Principal do TMO, depois de passar por algumas das salas de teatro mais relevantes do país, e tem bilhetes já disponíveis, com descontos aplicáveis.

A programação de janeiro/2024 no TMO encerra com o Concerto de Encerramento da Ii Masterclass Internacional de Direção de Orquestra, iniciativa promovida pela Academia de Música Banda de Ourém que trará pela primeira vez a Portugal o maestro americano T. André Feagin.

Na sequência da Masterclass que decorre a partir de 25 de janeiro, com coordenação do maestro Alberto Roque, a Orquestra de Sopros de Ourém será dirigida T. André Feagin e apresentará um repertório influenciado por compositores afro-americanos, no dia 28 de janeiro, na Sala Principal do TMO.

Além da programação definida para janeiro 2024 no TMO, destaque para a nomeação do Festival de Setembro, Nós Migrantes em 7 categorias dos Iberian Festival Awards.

O Festival de Setembro regressou à Vila Medieval de Ourém entre 8 e 10 de setembro e está nomeado para 7 categorias na oitava edição dos Iberian Festival Awards.

Este festival internacional destaca os melhores festivais de Portugal e Espanha e os resultados vão ser anunciados a 15 de março de 2024, em Granada (Espanha).

O Festival de Setembro, Nós Migrantes, organizado pelo Município de Ourém e com produção do TMO, foi selecionado para 3 categorias que dependem da votação do público (Best Small Festival | Best Festival Photo | Best Video Coverage) e para 4 categorias que serão avaliadas por um júri (Best Touristic Promotion | Best Cultural Programme | Contributon To Equality | Best Venue).

As votações estão abertas até 17 de janeiro e devem ser efetuadas através da plataforma disponível em https://pt.surveymonkey.com/r/2024_nominees

Os Iberian Festival Awards são promovidos pela Aporfest – Associação Portuguesa de Festivais de Música e as informações sobre todos os nomeados podem ser consultadas em https://www.talkfest.eu/nominees2024

Relembramos que pode consultar todos os dados sobre a programação de Janeiro de 2024 no TMO em https://teatromunicipal.ourem.pt/

As propostas perfomativas

Maestro T. André Feagin

O Teatro do Bolhão, companhia formada em 2002 e que nos últimos anos tem vindo a desenvolver um regular e importante Serviço Educativo, vai apresentar na Sala Principal do TMO o espetáculo Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.

Esta obra amplamente conhecida apresenta uma reflexão sobre o comportamento humano e sobre a passagem das pessoas neste mundo e vai ser apresentada a 4 de janeiro, exclusivamente a alunos dos estabelecimentos de ensino oureenses.

A 7 de janeiro, a Sala Principal do Tmo recebe o Concerto de Ano Novo | Symphonic Brass, um espetáculo que resulta do 1º Festival de Metais de Ourém – SFOrzando e que vai contar com obras de Aaron Copland, Telmo Marques, Ricardo Molla, Alex Poelman, Andrew Batterham e Herman Bellstedt.

O Concerto de Ano Novo do TMO vai ter direção do Maestro João Paulo Fernandes e a Banda Sinfónica da SFO vai ter a ilustre colaboração de solistas de âmbito internacional, como Sérgio Carolino (Tuba), Luís Duarte Moreira (Trompa), Alexandre Vilela (Trombone Baixo), Marco Silva (Trompete) e Ole Edvard Antonsen (Trompete).

Os ingressos já estão disponíveis para venda, com o custo de 5 euros, e o espetáculo vai ter início às 16:30.

No dia 13 de janeiro, a partir das 21:30, o TMO acolhe o espetáculo Canções D’encantar, um projeto da Ourearte, com direção musical de Tiago Alves, direção artística de Sofia Pinto e um coro orientado por João Pedro Ferreira.

O concerto incidirá nos mais emblemáticos temas do mundo dos musicais e da Disney e os bilhetes já estão disponíveis (3 euros), com venda exclusiva na Bilheteira TMO.

Ourém vai receber mais uma produção de A Turma, que desta feita será apresentada na Sala Principal do TMO, no dia 20 de janeiro, a partir das 21:30.

Com texto original e encenação de Tiago Correia, O Salto é uma peça de teatro estreada em setembro de 2023 que conta com um elenco de qualidade e que versa sobre a realidade e as dificuldades com que um grupo de jovens portugueses se depara nos inícios dos anos 70.

A emigração é encarada como a solução natural e um trágico acidente de carro impele as personagens a enfrentarem a própria morte, na luta por melhores condições de vida.

O Salto tem bilhetes disponíveis por 7,5 euros e com descontos aplicáveis.

De 25 a 28 de janeiro de 2024, a Orquestra de Sopros de Ourém, da Academia de Música Banda de Ourém, promove uma masterclass de direção com o maestro americano T. André Feagin, especialistas em repertório de compositores afro-americanos, com a coordenação do maestro Alberto Roque.

O Concerto de Encerramento Da II Masterclass Internacional de Direção de Orquestra decorrerá no dia 28 de janeiro (16:00), na Sala Principal do TMO, com ingressos a 5 euros. O espetáculo será antecedido de uma conversa pré-concerto com o maestro T. André Feagin e o compositor Humberto Ramos (por confirmar), a partir das 15h00, na Sala Estúdio do TMO (a conversa pré-concerto será de acesso livre).

Os bilhetes para os diferentes espetáculos promovidos pelo TMO podem ser adquiridos em:

Bol.pt (bit.ly/BilheteiraTMO) | Lojas Worten, Fnac, CTT
Bilheteira TMO | 4ª a 6ª | 13:00 – 19:00
Dias de espetáculo | 2 horas antes do início
bilheteira.tmo@cm-ourem.pt | 916 591 231

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.