Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Município da Lourinhã lança primeira Agenda Cultural do ano, com destaque à BD

LouriBD vai decorrer na Lourinhã de 18 a 24 de março com o tema “Monstros”

Cartaz

O município da Lourinhã lançou, no dia 4 de janeiro, a hoje a sua Agenda Cultural para o 1º trimestre de 2024, concretamente para os meses de janeiro, fevereiro e março, com uma programação que acolhe projetos nacionais e locais, a sua maioria, com entrada gratuita.

É capa uma ilustração do livro “E depois do Abril”, dos autores Filipe Duarte e André Mateus, obra que será lançada no LouriBD, uma parceria da autarquia com a editora local, Escorpião Azul, com o apoio da Antena1. Este evento, que é âncora deste trimestre, decorrerá de 18 a 24 de março, com o tema “Monstros” e contará ainda com lançamentos de outros livros, conversas, debates, workshops, cinema de animação, uma Feira do Livro de BD, um concerto ilustrado, sessões de autógrafos, exposições de peças de arte, bem como pranchas originais de banda-desenhada.

Em janeiro, o público poderá contar com uma exposição de fotografia, de Mafalda Marques, artista local, com sessões de cinema e cinema de animação, poesia para bebés, uma atividade de Yoga Entre Histórias, o espetáculo de stand-up comedy “Solo”, de Francisco Menezes, um recital da Orquestra Metropolitana, pelos maestros Braga Santos e Bartók, a apresentação do livro “Dom Lourenço Vicente, percursos em torno de um Arcebispo em tempos de mudança” e o workshop “Costurar caderninhos: encadernação simples”.

Fevereiro traz as habituais sessões de cinema e cinema de animação, mas também dois solos de dança, por Andresa Soares, Gonçalo Alegria e João Ferro Martins, a inauguração da exposição temporária de modelismo “Invasões”, dedicada à Batalha do Vimeiro, dois concertos dedicados ao “Amor”, o primeiro a decorrer na aldeia do Moledo, com Tiago Morin e Sofia Marafona e o segundo no Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, pelos Corações em Conserto.

Nesse mês, há ainda poesia para bebés e o já habitual “Poemário, do pensamento à poesia”, com reflexões da vida do quotidiano, que podem ser encontradas nas montras das lojas da vila. Fevereiro termina com mais um workshop, este de encadernação japonesa.

Finalmente, em março, para além de cinema e cinema de animação, um workshop de encadernação clássica, poesia para bebés e “Yoga entre Histórias”, a Lourinhã dinamiza, conforme destacámos, a 2ª edição do Festival de Banda Desenhada da Lourinhã – LouriBD – que tem por objetivo tornar acessível e aproximar todas as pessoas, independentemente, das idades e literacias, à Nona Arte.

O evento decorrerá no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, com entrada livre, e terá uma programação dirigida às escolas, entre os dias 18 e 22 desse mês e ao público em geral, entre os dias 22 e 24.

A Agenda Cultural está disponível no site, para consulta e download, em http://tinyurl.com/yvkc92bt .

      Fonte: CL|GCI|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.