Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Festa das Candeias, que acontece na aldeia de Famões

Município do Bombarral e Universidade Lusófona assinam protocolo para o estudo da origem da Novena de Famões

Sessão de assinatura do protocolo

O Município do Bombarral assinou esta sexta-feira, dia 5 de janeiro, um protocolo de cooperação com a Universidade Lusófona com vista ao estudo, por parte dos alunos de mestrado, da origem da Novena de Famões.

O protocolo visa fomentar o estudo do Património Cultural Imaterial concelhio, nomeadamente a Novena de Famões. Pretende-se uma validação científica, identificando as origens e características especificas desta tradição, ativa graças à dedicação da população local.

Na assinatura do documento, o presidente do Município do Bombarral, Ricardo Fernandes, enalteceu a importância do estudo da Festa das Candeias, que acontece na aldeia de Famões, para a preservação e continuidade desta tradição.

A Bolsa de Mestrado será para a frequência do Mestrado em Ciência das Religiões, na referida instituição de ensino. Terá a duração de dois anos letivos, correspondente à parte curricular do curso e à elaboração da dissertação.

A Novena de Famões é uma tradição secular, em que a população da aldeia se reúne na capela local para rezar a Novena. Trata-se de uma cerimónia religiosa que ocorre durante nove dias, com início no mês de janeiro, antes da realização da festa em honra de Nossa Senhora da Purificação. A oração é rezada apenas por homens, que se ajoelham junto ao altar, em frente a santa padroeira, terminando com uma ladainha em latim.

     Fonte: RC|GAPOM|CMB

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.