Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Escola Superior Agrária de Santarém e EntoGreen fizeram parte do roteiro de visita

Ministra da Ciência e da Ensino Superior visita Unidades de I&D e Industrial em Santarém

Ministra Elvira Fortunato na visita à empresa EntoGreen

Elvira Fortunato, ministra da Ciência e do Ensino Superior, visitou no dia 27 de dezembro, a Escola Superior Agrária de Santarém e a EntoGreen durante visita à cidade de Santarém com o intuito de melhor conhecer as valências destas entidades que apoiam a comunidade académica e científica.

A comitiva, que incluiu também o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, vários vereadores e membros do Instituto Politécnico de Santarém, começou por visitar a Escola Superior Agrária de Santarém onde conheceu também o projeto da The Cricket Farming Company e as obras em curso de uma nova residência para estudantes. No final da manhã a Ministra Elvira Fortunato ainda incluiu no seu programa uma visita às duas instalações da EntoGreen, a Unidade de I&D e a Unidade Industrial, ambas na zona industrial da capital Ribatejana.

Na visita à Unidade de I&D a ministra ficou a conhecer o processo de utilização da mosca soldado negro (Hermetia illucens) como ferramenta de bioconversão de subprodutos agroindustriais em produtos finais de valor acrescentado para alimentação animal, como a proteína e o óleo de inseto, e ainda o fertilizante orgânico de inseto para o solo.

Durante esta visita, Elvira Fortunato ficou também a conhecer a equipa que inclui doutorados, mestres, estagiários e operadores a quem felicitou pelo excelente trabalho e afirmou: “pelo que vejo o sucesso está garantido”.

Já na Unidade Industrial toda a comitiva pode ver como é possível aplicar uma biotecnologia, que foi desenvolvida ao longo vários anos de investigação e desenvolvimento, numa produção em larga escala com objetivos produtivos anuais de 7000 toneladas de fertilizante, 2500 toneladas de proteína de 500 de óleo de inseto, gerando valor ambiental, social e económico.

Atualmente a EntoGreen emprega mais de 40 pessoas sendo que das quais mais de uma dezena são recursos humanos altamente qualificados dedicados a I&D, com o intuito de manter a esta empresa na vanguarda mundial do setor.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.