Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto

Rui Ruben toma posse como diretor do CDRSP do Politécnico de Leiria

Rui Rúben

A cerimónia de tomada de posse do novo diretor do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP), unidade de investigação do Politécnico de Leiria, tem lugar esta quarta-feira, dia 10 de janeiro, pelas 17h, no auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Leiria, em Leiria.

A abertura da sessão está a cargo de Carlos Rabadão, presidente do Politécnico de Leiria, seguindo-se a tomada de posse e o discurso de Rui Ruben, que substitui Artur Mateus no cargo de diretor do CDRSP. A cerimónia conta ainda com a nomeação dos subdiretores da unidade de investigação, estando o encerramento previsto às 18h00.

Rui Ruben é licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico (1999), obteve o grau de Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Técnica de Lisboa (2003) e o de Doutor em Engenharia Mecânica, também pela Universidade Técnica de Lisboa, em janeiro de 2009. É membro da Ordem dos Engenheiros.

Iniciou a carreira académica em 2001, como equiparado a assistente de primeiro triénio no Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria, onde é atualmente professor coordenador. Durante a carreira de docente na ESTG lecionou e foi professor responsável de várias unidades curriculares, nas licenciaturas em Engenharia Mecânica, Engenharia Automóvel, Engenharia e Gestão Industrial e Biomecânica, e nos mestrados de Engenharia Automóvel, Engenharia da Conceção e Desenvolvimento de Produto e Engenharia para a Fabricação Digital Direta.

É investigador integrado do CDRSP desde 2009 e membro colaborador do Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica (LAETA). Tem desenvolvido trabalho de investigação científica em Biomecânica, nomeadamente Projeto de Implantes e Engenharia de Tecidos, e em Otimização e Mecânica Computacional. Foi membro do comité organizador de diversas conferências nacionais e internacionais. Participou em vários projetos, tendo sido investigador principal do projeto “Desenvolvimento de software para preparação de artroplastia” e, mais recentemente, do projeto “SaFe – Desenvolvimento e Fabrico de Implantes Traqueobrônquico”.

Rui Ruben é atualmente presidente da Sociedade Portuguesa de Biomecânica. Autor de vários artigos em revistas científicas internacionais, em conferências científicas nacionais e internacionais, e de capítulos em livro, destacando-se as mais de 250 citações e o índice h de 9 no scopus.

     Fonte: On-It

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.