Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Com um custo próximo dos 800 mil euros

Transportes Urbanos de Fátima e Ourém iniciam atividade com dois autocarros elétricos

Inauguração dos TUFO

As cidades de Fátima e Ourém celebraram um marco significativo com o lançamento oficial dos Transportes Urbanos de Fátima e Ourém (TUFO), na manhã desta segunda-feira, 15 de janeiro.

O TUFO apresenta uma frota composta por dois autocarros elétricos, um posicionado em Fátima, com capacidade para 63 passageiros, e outro em Ourém, com capacidade para 38 pessoas.

Durante a viagem inaugural foram percorridos os cinco circuitos disponíveis, cuidadosamente delineados para atender às necessidades de mobilidade dos residentes e visitantes de Fátima e Ourém. Este trajeto inaugural não destacou apenas a eficiência e versatilidade dos novos autocarros, mas também proporcionou uma visão abrangente das cinco linhas disponíveis, estendendo-se pelas diferentes áreas das cidades e zonas periféricas.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Miguel Albuquerque, que destacou o fundamental papel do TUFO com “dois circuitos urbanos dentro da cidade Ourém e dentro da cidade de Fátima, tratando-se de circuitos que podem ser melhorados, e que pretendem ir ao encontro das expetativas e anseios daqueles que tem dificuldades nos transportes”.

Os vereadores da Câmara Municipal, Isabel Costa, Rui Vital, Micaela Durão e Humberto Antunes, também estiverem presentes na viagem inaugural. Associaram-se ainda a esta iniciativa o presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, e os Presidentes da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, Luís Serras de Sousa, da Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, Luís Oliveira, e da Junta de Freguesia de Seiça, Ângela Marques.

Novos autocarros elétricos

Dois utentes com mobilidade reduzida do Centro de Recuperação Infantil Ouriense (CRIO) e do Centro de Reabilitação e Integração de Fátima (CRIF) participaram nesta viagem, evidenciado a importância da acessibilidade e da igualdade de oportunidades. Também foram várias as entidades que fizeram questão de conhecer os circuitos disponíveis, como a GNR, PSP, CIMT, Bombeiros e Rodoviária do Tejo, entre outras.

O TUFO dispõe de uma aplicação para download em dispositivos móveis, que reúne todas as informações essenciais, desde circuitos, paragens, horários e tarifários. Com a aplicação, a mobilidade torna-se mais acessível, informativa e adaptada às necessidades individuais dos utilizadores.

Os dois autocarros foram adquiridos no âmbito de uma candidatura que foi efetuada ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), que representa um custo próximo dos 800 mil euros.

A gestão do serviço ficará sob a responsabilidade da Rodoviária do Tejo, empresa que tem a concessão dos transportes públicos no Concelho de Ourém e à qual o Município cede os dois autocarros elétricos, ao abrigo de um acordo igualmente aprovado pela Câmara Municipal.

Até ao próximo dia 31 de janeiro de 2024 viaje gratuitamente no TUFO.

Cinco linhas para facilitar a mobilidade

Em Ourém, de segunda a sexta-feira, o TUFO serve as linhas:

– Verde – entre Cidade e Zona Industrial de Casal dos Frades, com paragens como Calços, Casal do Castanheiro, Vilões e Casal dos Crespos;

– Vermelha – que liga a Cidade à Vila Medieval, servindo a área urbana da cidade a este, oeste e a sul da coroa principal, Lagarinho, Penigardos, Caridade, Regato, Carapita e Vila Medieval.

Em Fátima, de segunda a sexta-feira, o TUFO serve as linhas:

– Azul – Fátima Este, com 18 paragens;

– Amarela – Fátima Sul, com 20 paragens.

Fonte: SC|GIC|CMO

 

 

 

Ao sábado e em dias feriados, o TUFO assume a linha:

 

– Preta – que liga as cidades de Fátima e Ourém com paragem na Vila Medieval, com o objetivo de tirar proveito dos fluxos turísticos registados no âmbito do turismo religioso.

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.