Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

No 126.º Aniversário da Restauração do Concelho do Cadaval

Inauguração da Galeria de Presidentes e apresentação do 50.º aniversário do 25 de Abril marca feriado municipal do Cadaval

José Bernardo Nunes e Rui Soares

O Concelho do Cadaval assinalou no sábado, dia 13 de janeiro, o 126.º Aniversário da sua Restauração. Devido às adversas condições climatéricas, o arranque das celebrações do Feriado Municipal decorreu no interior do edifício dos Paços do Concelho. Logo após o Hastear das Bandeiras (no exterior), deu-se início ao apontamento musical por parte da Banda da Associação Filarmónica e Cultural do Cadaval (AFCC).

Seguiu-se, no Auditório dos Paços do Concelho, a apresentação do Calendário de Comemorações do 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974 no Concelho do Cadaval, que se irá estender até ao final do ano. José Bernardo Nunes, presidente da Câmara Municipal do Cadaval, explicou no início da sua intervenção de que foi constituída uma comissão para planificar a organização das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, tendo a mesma sido composta pelo Presidente da Assembleia Municipal (AM), Rui Soares, e por três membros da AM: Vítor Pinteus (PSD), Maria João Botelho (PS) e Ricardo Miguel (CDU). O edil também referiu a imprescindível contribuição do Professor Doutor Diogo Abreu e do Agrupamento de Escolas do Cadaval na elaboração do programa de celebrações.

Individualidades presentes nas Comemorações do Feriado Municipal do Cadaval

Posteriormente, no mesmo local, procedeu-se à inauguração da Galeria dos Presidentes da Câmara e Assembleia Municipal do Cadaval pós 25 de Abril de 1974, um momento que contou com a intervenção de três antigos presidentes da autarquia: Valentim Carvalho Matias (1990-2001), Maria João Botelho (2001-2002) e Aristides Sécio (2002-2013). A manhã encerrou com a Missa pelos Beneméritos do Concelho na Igreja Matriz do Cadaval. No dia seguinte, 14 de janeiro, as celebrações encerraram com a realização do Concerto de Ano Novo do Grupo Coral do Cadaval, atuação que também decorreu na Igreja da Vila.

     Fonte: EC|GCRP|CMC

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.