Edição: 281

Diretor: Mário Lopes

Data: 2024/4/27

Intitulado “Dom Lourenço Vicente - Percursos em torno de um Arcebispo em tempos de mudança”

Município da Lourinhã e CEHL apresentam livro que assinala 620 anos da morte do Arcebispo Dom Lourenço Vicente

Capa do livro

O município da Lourinhã, em colaboração com o Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, apresenta o livro Dom Lourenço Vicente – Percursos em torno de um Arcebispo em tempos de mudança, a 27 de janeiro, às 15 horas, no Auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira.

A sessão, de entrada livre, contará com uma mesa para debate, constituída por D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca Emérito e antigo Cardeal Patriarca de Lisboa, pelo vereador com o pelouro da Cultura no município da Lourinhã, José Tomé e por Teresa Faria de Sousa, em representação do CEHL, ficando a moderação a cargo de João Luís Fontes, em representação do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, bem como do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

Esta obra tem autoria e coordenação científica de João Luís Fontes, Maria Filomena Andrade, Natália Albino Pires e Teresa Faria de Sousa e reúne as comunicações apresentadas durante os dois colóquios que assinalaram os 620 anos sobre a morte do Arcebispo Dom Lourenço Vicente, concretamente “Dom Lourenço Vicente: um Arcebispo em tempo de mudança” e “Dom Lourenço Vicente: memória (s) e representações”.

Estes eventos, realizados em 2017 e 2018, foram promovidos pelo Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, em colaboração com o Instituto Alexandre Herculano (FL-UL), o Centro de Estudos de História Religiosa (UCP-CEHR), o Instituto de Estudos Medievais (NOVA-FCSH) e o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (NOVA FCSH), com o apoio do município da Lourinhã.

O livro Dom Lourenço Vicente – Percursos em torno de um Arcebispo em tempos de mudança, estará disponível para venda no dia e local de lançamento e, posteriormente, no Posto de Turismo da Lourinhã, pelo preço de venda ao público de 25€, estando ainda acessível para download no site autárquico, em www.cm-lourinha.pt, e para consulta na Biblioteca Municipal da Lourinhã.

Pretende-se, assim, chegar aos mais variados públicos e ampliar o conhecimento sobre este notável personagem da história nacional e local, dando-lhe visibilidade e mantendo-se viva a memória deste património histórico e cultural.

      Sinopse

As Terras de Lourinhã sempre estiveram associadas a grandes momentos da História de Portugal e à sua construção enquanto nação. A vida de D. Lourenço Vicente decorre num período difícil e conturbado da História de Portugal. Eram tempos de procura da identidade nacional e, perante o conflito armado que nos opunha a Castela, Dom Lourenço Vicente coloca-se ao lado da causa portuguesa e de Dom João I na defesa da nossa independência.

Exercendo funções na Sé de Braga, onde o seu corpo permanece até hoje, nunca esqueceu a Lourinhã, sua terra de origem, cujo Senhorio lhe foi doado pelo Mestre de Avis para que a protegesse e povoasse e onde o seu nome está, intrinsecamente, associado à Igreja de Santa Maria do Castelo, Monumento Nacional local que no seu tempo foi edificada.

    Fonte: CL|GCI|CML

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Ainda não há comentários nenhuns.